Um veranico em pleno inverno gaúcho levou um público recorde a visitar a 48ª Expointer neste primeiro fim de semana. No sábado (30), a feira registrou 119.539 visitantes, um recorde de público para a data de abertura do evento. O domingo teve 258.940 pessoas, recorde de público para um único dia, e o fim de semana teve recorde de público para o primeiro fim de semana.
Famílias numerosas ou pequenas, adultos, crianças, bebês e animais de estimação de pequeno porte abarrotaram as ruas do Parque. A feira ocorre até 7 de setembro, das 8h às 20h, e oferece diversas atrações, como artesanato, shows, atividades educativas para crianças, exposições e julgamento de animais, parque de diversões, palestras e oficinas.
Até o próximo domingo (7), a 48ª Expointer seguirá com uma intensa programação cultural. Os eventos estão organizados em três iniciativas – 2º Festival Cultural de Esteio, Projeto Estrada Cultural e Mostra Musical da Expointer 2025 – com nomes como João Luiz Corrêa, César Oliveira e Rogério Melo, Elton Saldanha, Shana Müller, Joca Martins, Luciano Maia e Luiz Marenco, entre mais de 60 atrações.
Além disso, em 2025, o Pavilhão da Agricultura Familiar bateu recorde de participação, com 456 empreendimentos de 196 municípios, número superior ao da edição anterior. O espaço reúne agroindústrias, artesanato, flores e uma praça de alimentação com pratos típicos preparados por cozinhas vinculadas diretamente às famílias do campo.
A 48ª edição da Expointer tem visitação diária das 8h às 20h30. No ano passado, a feira recebeu 662 mil visitantes e movimentou R$ 8,1 bilhões em negócios. Considerada a maior feira a céu aberto da América Latina, o evento reúne tecnologia, genética e tradição no Parque Assis Brasil.
“A expectativa é positiva. Esperamos cerca de 800 mil pessoas para fazer essa grande Expointer: a 48ª edição. Que renda bons frutos, boas vendas e que todos que estão aqui comercializem os seus produtos de forma a gerar emprego, renda e oportunidades”, projeta o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edivilson Brum.
Acesso aos portões
- Público pedestre: portões 2, 6 e 13
- Excursões: portão 9 (estudantes e agricultores de segunda a sexta-feira)
- Veículos de autoridades e imprensa: portão 4
- Veículos de visitantes e pedestres: portão 14 e 15
- Veículos de expositores de máquinas e implementos agrícolas: portão 16
- Veículos de expositores de animais e cadeirantes: portões 5
- Veículos de expositores: portão 10
- Veículos de expositores da agricultura familiar: portão 1
- Veículos de expositores ABCCC: portão 17