A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na manhã desta sexta-feira (16), a Operação Break Line para combater o furto de cabos de telefonia na zona norte de Porto Alegre. A ação foi coordenada pela DRCP (Delegacia de Repressão aos Crimes Contra as Concessionárias Públicas), vinculada ao DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais).
Os agentes cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e duas ordens de prisão preventiva no bairro Santa Rosa de Lima. Dois homens foram presos preventivamente por associação criminosa e furto qualificado.
De acordo com as investigações, os crimes ocorreram em fevereiro deste ano, com diversos ataques a estações de telefonia na mesma região da Capital. Os investigados agiam em grupo, arrombando os locais e subtraindo cabos metálicos, gerando prejuízos às operadoras e impactando serviços essenciais de telecomunicação.
Um dos presos tem 42 anos e possui antecedentes por tráfico de drogas. O outro, de 38 anos, acumula dez registros policiais, incluindo furtos, roubos e danos.
A Polícia Civil segue apurando a atuação da quadrilha, que pode ter envolvimento em outros furtos na região metropolitana.