Lar GeralPolícia Civil desarticula quadrilha que furtava celulares e extorquia vítimas via WhatsApp

Polícia Civil desarticula quadrilha que furtava celulares e extorquia vítimas via WhatsApp

por Leonardo Severo
0 comentários
policia-civil-desarticula-quadrilha-que-furtava-celulares-e-extorquia-vitimas-via-whatsapp

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, nesta terça-feira (1º), a Operação Bloco da Laje para combater uma quadrilha especializada no furto de aparelhos eletrônicos, especialmente celulares, seguida de extorsão por meio de ameaças via WhatsApp. A ação foi coordenada pela Delegacia de Investigações Cibernéticas Especiais, vinculada ao DRCC (Departamento de Repressão aos Crimes Cibernéticos).

Ao todo, foram cumpridas oito ordens judiciais, sendo seis mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva. As diligências ocorreram nos municípios gaúchos de São Leopoldo e Colinas, além de Pato Branco, no interior do Paraná. Dois homens foram presos.

De acordo com a investigação, os integrantes do grupo criminoso atuavam inicialmente em eventos públicos, onde furtavam os dispositivos das vítimas. Em seguida, estabeleciam contato pelos aplicativos de mensagens e exigiam o cancelamento imediato do rastreamento dos celulares, sob ameaças diretas às vítimas e familiares. A apuração confirmou que os principais articuladores do esquema são gaúchos da região do Vale dos Sinos, mas estavam residindo no Paraná.

Conforme a Polícia Civil, o caso teve início a partir da denúncia de uma vítima que teve o celular furtado em um evento. A partir das diligências, os agentes identificaram a atuação reiterada da quadrilha e a existência de múltiplas vítimas. As investigações continuam para apurar a extensão do esquema e identificar outros possíveis envolvidos.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.