Lar GeralSala Redenção exibe animação que retrata a Costa do Marfim dos anos 70

Sala Redenção exibe animação que retrata a Costa do Marfim dos anos 70

por Agora RS
0 comentários
sala-redencao-exibe-animacao-que-retrata-a-costa-do-marfim-dos-anos-70

No mês de julho, o Ciclo de Cinema de Animação, parceria da Sala Redenção com o Clube de Cinema de Porto Alegre, apresenta “Aya de Yopougon” (2013). O longa-metragem de animação franco-marfinense baseia-se na história em quadrinhos homônima de Marguerite Abouet, que assina a direção ao lado do ilustrador Clément Oubrerie. A sessão acontece no dia 8 de julho, terça-feira, às 19h.

A Ambientação ocorre na efervescente Yopougon – bairro popular de Abidjan, na Costa do Marfim – dos anos 1970. O filme acompanha Aya, uma jovem de 19 anos com sonhos que vão além do casamento e da vida doméstica. Enquanto suas amigas vivem romances e aventuras noturnas, Aya prefere os estudos e planeja um futuro independente. 

Com leveza, humor e críticas sociais, a obra revela contradições e dinâmicas de gênero em um contexto pós-colonial. Assim como a história em quadrinhos que o baseou, o filme traz uma estética de traços expressivos, cores marcantes, texturas delicadas e movimentos que reforçam a narrativa das cenas cotidianas.

A sessão tem entrada franca e é seguida de roda de conversa com integrantes do Clube de Cinema de Porto Alegre. A Sala Redenção está localizada no campus central da UFRGS, com acesso mais próximo pela Rua Eng. Luiz Englert, 333

Mais informações

  • Site – ufrgs.br/difusaocultural
  • Instagram – @salaredencao

Programação

AYA DE YOPOUGON

(dir. Clément Oubrerie e Marguerite Abouet | França | 2013 | 80 min | Animação | 10 anos)

Aya é uma jovem que quer estudar medicina. Mora em Yopougon, uma comunidade pobre perto de Abidjan, a cidade mais rica da Costa do Marfim. Ela e suas amigas gostam de se divertir e dançar. Sonham com amores e com muita riqueza. Como em muitos lugares pequenos, em Yopougon as notícias correm rapidamente, às vezes, gerando conflitos. O desenho reproduz preciosamente a geografia, os costumes e a vida local. Revela aspectos das relações sociais e familiares de um povo que influenciou muito a cultura brasileira. Baseado nas histórias em quadrinhos dos mesmos autores do filme.

08 de julho | terça-feira | 19h + conversa com participantes do clube

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.