Lar GeralProdutores de queijo colonial da Serra gaúcha buscam reconhecimento histórico e cultural

Produtores de queijo colonial da Serra gaúcha buscam reconhecimento histórico e cultural

por Agora RS
0 comentários
produtores-de-queijo-colonial-da-serra-gaucha-buscam-reconhecimento-historico-e-cultural

Produtores de queijo colonial da Serra Gaúcha buscam reconhecimento histórico e cultural para a iguaria típica da região. A Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação), considera necessário sensibilizar atores da região sobre a importância e os benefícios da IG do Queijo Colonial para a Serra.

“Um produto com raízes na região, que pode ser considerado um patrimônio alimentar dos povos do sul, porém que precisa ter seu reconhecimento histórico e cultural, assim como a resguarda do saber-fazer do queijo colonial no território”, diz o médico veterinário da Seapi e coordenador do projeto de pesquisa da Indicação Geográfica do Queijo Colonial da Serra Gaúcha, Danilo Gomes.

Assim, com a finalidade de valorizar a identidade, a tradição e o reconhecimento e desenvolvimento dos produtores do queijo colonial produzido na Serra Gaúcha, haverá um seminário sobre o tema. Dessa forma, o evento recebeu o nome “Seminário: Indicação Geográfica do Queijo Colonial da Serra Gaúcha”. A iniciativa é da Seapi, da Emater/RS-Ascar, do Sebrae e da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural).

O evento acontecerá dia 29 de julho, a partir das 8h, na Ascla (Associação dos Funcionários da Cooperativa Santa Clara), em Carlos Barbosa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. As vagas são limitadas em 200. 

O encontro tem como público-alvo produtores, empresários do setor de laticínios, extensionistas rurais, fiscais, técnicos do setor, representantes dos setores da agricultura, turismo e cultura. E, além disso, autoridades estaduais e municipais da Serra.

Conforme Gomes, esse ano é especial, pois são comemorados, por fim, os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. “E os estudos da própria Seapi  revelam que esse é um queijo que veio com a tradição dos imigrantes italianos que chegaram à Serra”, diz.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.