Lar GeralPolícia Civil prende 11 em megaoperação contra facções do Vale do Paranhana

Polícia Civil prende 11 em megaoperação contra facções do Vale do Paranhana

por Leonardo Severo
0 comentários
policia-civil-prende-11-em-megaoperacao-contra-faccoes-do-vale-do-paranhana

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17), a Operação Vindex II, voltada ao combate de organizações criminosas envolvidas em homicídios e tráfico de drogas nos municípios de Rolante e Riozinho, no Vale do Paranhana. A ação buscou desarticular grupos rivais que disputam o domínio do comércio de entorpecentes na região.

Foram cumpridos 15 mandados de prisão preventiva e 49 mandados de busca e apreensão em 12 municípios: Rolante, Riozinho, Taquara, Portão, Canoas, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Montenegro, Sapucaia do Sul e Charqueadas. Durante a operação, 11 pessoas foram presas, e houve apreensão de drogas, celulares e documentos.

Facções provocaram sequência de homicídios em Rolante

Conforme o delegado Vladimir Medeiros, titular da Delegacia de Polícia de Rolante, somente em 2025 foram registrados ao menos 14 crimes graves no município, entre homicídios consumados e tentativas, além de apreensões de armas de grosso calibre.

As investigações apontaram que os delitos estão interligados e foram motivados por disputas territoriais entre facções. “Estamos diante de crimes de extrema reprovabilidade, com mais de uma dezena de execuções ou tentativas em sequência, utilizando forte arsenal bélico”, afirmou o delegado.

Ainda conforme a Polícia Civil, 39 pessoas foram formalmente identificadas por envolvimento direto nos crimes. Entre elas estão executores, apoiadores, mandantes e lideranças, inclusive presos que comandavam ações de dentro de unidades prisionais.

Operação envolveu 200 agentes e apoio de outras forças

A ofensiva mobilizou cerca de 200 policiais civis, com apoio da Brigada Militar e da Polícia Penal. Os mandados foram cumpridos tanto em áreas urbanas quanto em estabelecimentos prisionais de Caxias do Sul, Montenegro, Canoas, Sapucaia do Sul e Charqueadas.

O delegado Gustavo Celiberto Barcellos, chefe da 2ª Região Policial, destacou que as ações contra o crime organizado serão intensificadas. “Não serão toleradas execuções, coações ou intimidações por parte de grupos rivais. Estamos atacando também o patrimônio das facções e promovendo a descapitalização das operações ilícitas”, declarou.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.