Lar GeralOspa realiza concerto “Noites Francesas” e recital em homenagem à música contemporânea

Ospa realiza concerto “Noites Francesas” e recital em homenagem à música contemporânea

por Agora RS
0 comentários
ospa-realiza-concerto-“noites-francesas”-e-recital-em-homenagem-a-musica-contemporanea
Foto: Vinícius Angeli / @viniangeli

A Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) realiza, nesta sexta-feira (18), o concerto “Noites Francesas” no Complexo Cultural Casa da Ospa, com um repertório que celebra a música francesa do século XIX. Os ingressos para a apresentação estão disponíveis na plataforma Sympla. Além disso, a Orquestra promove, neste sábado (19), às 17h, na Sala de Recitais, um novo recital da Série Música de Câmara. A entrada para esse evento, que conta com dois grupos compostos por músicos da Ospa e convidados, é gratuita.

O concerto “Noites Francesas” acontecerá às 20h, será conduzido pela regente grega Zoe Zeniodi e contará com solos da soprano Lina Mendes. A Instituição transmitirá essa apresentação ao vivo pelo canal do YouTube da Ospa. Antes da apresentação, o público poderá acompanhar a palestra Notas de Concerto, com o clarinetista Diego Grendene, às 19h, na Sala de Recitais. A atividade é gratuita e pode ser assistida presencialmente, com o mesmo ingresso do concerto, ou pelo canal da Orquestra no YouTube. A Ospa é uma fundação vinculada à Sedac (Secretaria da Cultura).

Noites Francesas

O programa é iniciado com “La nuit et l’amour”, interlúdio orquestral de Augusta Holmès (1847–1903), compositora conhecida por seu estilo sinfônico audacioso e poético. Na sequência, o público poderá redescobrir a obra de Louise Farrenc (1804–1875), uma das vozes femininas mais importantes do romantismo francês. Sua Sinfonia nº 2 em Ré maior, Op. 35, finalizada em 1845, é um exemplo da sofisticação formal e da intensidade emocional da compositora, influenciada por Beethoven e Schumann, mas com uma identidade própria marcada por elegância melódica e coloração orquestral vívida.

Após o intervalo, a soprano Lina Mendes interpreta o ciclo Les nuits d’été, Op. 7, de Hector Berlioz (1803–1869), baseado em poemas de Théophile Gautier. A obra, inicialmente escrita para voz e piano e posteriormente orquestrada pelo próprio Berlioz, percorre diferentes facetas do amor – do encantamento primaveril à saudade e à perda – por meio de uma escrita musical refinada, de extrema delicadeza e imaginação sonora.

“Voltar a cantar essa obra, agora com a Ospa, é uma alegria e uma oportunidade de revisitar esse universo com novas cores, novas escutas e o mesmo deslumbramento”, afirma Lina Mendes, que estreou o ciclo em situação inesperada.

“Fui chamada pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) poucos dias antes de um concerto para substituir o programa originalmente previsto com a violoncelista Sol Gabetta. Já conhecia o ciclo por alto, mas precisei aprendê-lo às pressas”, conta a solista. Desde então, a obra tornou-se uma de suas favoritas.

A regente Zoe Zeniodi, reconhecida por seu trabalho de valorização de compositoras mulheres, celebra a oportunidade de apresentar ao público brasileiro obras que foram, por muito tempo, negligenciadas: “Augusta Holmès e Louise Farrenc conquistaram seu espaço em um mundo musical dominado por homens. Suas composições são testemunhos de talento, originalidade e coragem”, destaca.

Além de celebrar a cultura francesa, o concerto marca mais um capítulo da parceria entre a Ospa e a Aliança Francesa Porto Alegre. “Somos instituições contemporâneas – nós, com quase 80 anos e a Ospa com 75. Ambas temos a arte como elemento central de nossas atuações. Cultura francesa e música clássica: uma associação natural e harmoniosa”, destaca o diretor da Aliança Francesa Porto Alegre, Jean-Luc Puyau.

Além da apresentação, o público poderá acompanhar a palestra Notas de Concerto, com o clarinetista da Ospa Diego Grendene, às 19h, na Sala de Recitais.

Recital Música de Câmara

A apresentação reúne dois grupos: o Duo Schincke Rovesse, formado pelos músicos da Ospa Ariane Rovesse (clarinete) e Pablo Schincke (violoncelo), convida o pianista Eduardo Knob; e o conjunto Tuuba Brasil, composto por Wilthon Matos (tuba) e André Carrara (piano), que apresenta um repertório dedicado a compositores brasileiros contemporâneos.

O recital começa com o grupo Duo Schincke Rovesse convida Eduardo Knob, executando o Duo para Clarinete e Violoncelo, Op. 42, da compositora Kalie Akel, seguido do Trio para Clarinete, Violoncelo e Piano, de Nino Rota.

Na segunda parte, o Tuuba Brasil interpreta obras como “Sonata – When We Were Giants”, de Jonathan D. Green, e a estreia de “Fantasia Marajoara”, do compositor Neemias Santos. O programa inclui ainda “Interrogações”, de Bruno Kiefer, “Torre Alada”, de Ernst Widmer, e encerra com “Os Mestres Cantores da Lapa”, de Ricardo Tacuchian.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.