Lar GeralPorto Alegre investiga oito casos suspeitos de sarampo

Porto Alegre investiga oito casos suspeitos de sarampo

por Agora RS
0 comentários
porto-alegre-investiga-oito-casos-suspeitos-de-sarampo

A Vigilância em Saúde de Porto Alegre confirmou que oito casos suspeitos de sarampo seguem em investigação na Capital. Os dados constam no informativo da vigilância epidemiológica divulgado nesta terça-feira (22), com base nos registros acumulados até o dia 19 de julho, fim da semana epidemiológica 29.

Conforme o boletim, foram 42 notificações de suspeita da doença em 2025, sendo 37 referentes a moradores da Capital. Dessas, 28 já foram descartadas, mas oito seguem em análise laboratorial e um caso foi confirmado.

Sarampo: doença de alta transmissibilidade

O sarampo é uma infecção viral altamente contagiosa. Estima-se que nove em cada dez pessoas sem imunização podem se infectar caso tenham contato com o vírus. A vacinação, disponível gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é a principal forma de prevenção.

Esquema vacinal recomendado:

  • 1 a 5 anos: uma dose da tríplice viral aos 12 meses + uma dose da tetra viral aos 15 meses;
  • 5 a 29 anos não vacinados: duas doses da tríplice viral, com intervalo de um mês;
  • 30 a 59 anos: uma dose da tríplice viral;
  • Profissionais de saúde: duas doses, independentemente da idade;
  • Contactantes de casos suspeitos: devem atualizar a vacinação conforme avaliação.

Cobertura vacinal e campanha de reforço

Desde junho, foram aplicadas 5.892 doses de vacina contra o sarampo em Porto Alegre. A cobertura da primeira dose (aos 12 meses) está em 87,22%, enquanto a segunda dose (aos 15 meses) registra 71,79%.

A campanha de intensificação da vacinação segue até 23 de setembro, e a Secretaria Municipal da Saúde recomenda que toda a população atualize sua caderneta.

Quando suspeitar e como agir

São considerados casos suspeitos de sarampo pessoas com febre e manchas vermelhas na pele (exantema) acompanhadas de ao menos um dos seguintes sintomas:

  • Tosse
  • Coriza
  • Conjuntivite
  • Linfadenopatia (gânglios aumentados)
  • Artrite ou artralgia (dor nas articulações)

Em caso de sintomas, a orientação é procurar atendimento médico imediato, especialmente se houve viagem internacional recente, já que o vírus do sarampo circula ativamente em diversos países.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.