Lar GeralJustiça determina fim da cobrança conjunta de água e lixo em Pelotas

Justiça determina fim da cobrança conjunta de água e lixo em Pelotas

por Agora RS
0 comentários
justica-determina-fim-da-cobranca-conjunta-de-agua-e-lixo-em-pelotas

Uma decisão liminar obriga o Sanep (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas) a separar as cobranças dos serviços de água e esgoto da taxa de lixo. A medida visa proteger os consumidores do município, garantindo o acesso a um bem essencial mesmo em caso de inadimplência parcial.

A decisão determina que o Sanep deixe de aplicar a chamada “cobrança casada” em até 30 dias, sob pena de multa diária em caso de descumprimento.

De acordo com a Justiça, o modelo de cobrança atual impede o pagamento individual dos serviços, obrigando o consumidor a quitar o valor total. Caso contrário, o fornecimento de água poderia ser suspenso, o que contraria o direito à dignidade do consumidor.

Cobrança separada já deve valer para o próximo faturamento

A liminar exige que a separação das faturas ocorra a partir do próximo ciclo de cobrança, evitando que novos danos sejam causados aos moradores. A ação foi ajuizada em 3 de julho pelo promotor de Justiça José Alexandre Zachia Alan, do MP-RS (Ministério Público do RS), que classificou a decisão como um avanço no respeito ao consumidor.

“A decisão judicial representa um avanço na proteção dos direitos dos consumidores, ao assegurar que a cobrança pelos serviços públicos seja realizada de forma transparente e proporcional, sem comprometer o acesso a bens essenciais como a água”, afirmou o promotor.

A medida tem efeito imediato e deve impactar a forma como os consumidores de Pelotas recebem suas contas de água, esgoto e coleta de lixo.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.