O governo do Estado vai anunciar, na segunda-feira (4), um pacote de quatro ações voltadas à reconstrução de Eldorado do Sul, um dos municípios mais devastados pela enchente histórica de maio de 2024. A solenidade ocorrerá às 15h na sede da Prefeitura.
As promessas envolvem o contrato para a atualização do anteprojeto do sistema de diques para a Bacia do Jacuí, a liberação de recursos para serviços de hidrojateamento em áreas alagadas, o anúncio de um novo hospital e a formalização da compra de um terreno para a construção de moradias definitivas.
A inclusão das medidas no chamado Plano Rio Grande não significa, no entanto, que as obras começarão de imediato. Até o momento, não há prazos, valores ou editais publicados para a execução da maior parte dos projetos.
Contenção segue no papel um ano e três meses após a enchente
A assinatura do contrato de atualização do anteprojeto do sistema de proteção contra cheias marca, na prática, o primeiro passo para uma obra que há décadas é debatida e que voltou ao centro do debate após Eldorado do Sul ter quase 90% de sua área urbana alagada em maio do ano passado.
O projeto visa redesenhar estruturas de contenção e redes de drenagem conectadas ao sistema do Guaíba, mas não há data para início das obras. Estima-se que serão necessários bilhões de reais para a construção dos diques no entorno da cidade.
A limpeza da rede de drenagem com hidrojato será direcionada a áreas críticas e foi classificada como prioritária. Já os anúncios de um novo hospital e do início da política habitacional ainda não têm orçamento público divulgado. Os valores devem ser tornados públicos durante o evento. A visita do governador aos terrenos é prevista, mas não representa o início das obras.