O Rio Grande do Sul viverá uma nova onda de frio nos próximos dias, devido ao ingresso de uma massa de ar de origem polar que vem da Argentina. As informações são da Climatempo.
Conforme o Instituto, o sistema começa a se deslocar e chega ao Brasil já durante a sexta-feira (8). Haverá redução das temperaturas em território gaúcho. A situação se prolonga até a quarta-feira (13).
Desta vez teremos mais dias consecutivos com mínimas e máximas baixas. Além disso, muitas regiões irão sentir frio por mais tempo. Grande parte do Sul (exceção extremo sul e região do litoral do RS) entra no limiar de onda de frio, com temperaturas 5 °C ou mais abaixo da média.
Chuva congelada e geada
“Muita atenção: com a presença ainda do ciclone em alto mar e os ventos úmidos soprando para o continente – a queda repentina de temperatura pode estimular a ocorrência de precipitação invernal (chuva congelada) – no planalto e na Serra Catarinense e na região de Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, incluindo São José dos Ausentes e Cambará do Sul, principalmente, na madrugada e manhã de sábado (9)”, diz a Climatempo.
O risco para geada aumenta em grande parte do Sul e em Mato Grosso do Sul. O fenômeno ocorrerá especialmente na manhã do sábado e no domingo (10).
“A Climatempo monitora a ocorrência de novos recordes de menor mínima e menor máxima do ano – além da ocorrência de temperaturas abaixo de 0 °C no Sul no decorrer do evento“, conclui