Lar GeralArtista promove caminhada no entorno da UFRGS e da Redenção como parte de exposição

Artista promove caminhada no entorno da UFRGS e da Redenção como parte de exposição

por Agora RS
0 comentários
artista-promove-caminhada-no-entorno-da-ufrgs-e-da-redencao-como-parte-de-exposicao

A artista Maria Ivone dos Santos recebe o público nesta sexta-feira (15), às 15h, para a “Ativação III”. Essa é uma ação paralela à mostra “Performance do arquivo: extensões”, em cartaz no Centro Cultural da UFRGS.

A atividade consiste em uma caminhada no entorno do campus centro e Parque Farroupilha (Redenção), espaços relacionados a obras que integram a exposição, como “Endereçamento: vendo o entorno” (2025). Esta referencia o quiosque art déco presente no lago do parque. O percurso parte do próprio expositivo, na Sala Laranjeira, no segundo andar do Centro Cultural.

Até o final da mostra, no dia 10 de setembro, estão previstas mais duas ativações. Todas as atividades têm entrada franca e aberta à comunidade em geral, sem inscrições prévias. O Centro Cultural está localizado na Rua Eng. Luiz Englert, 333, campus centro da UFRGS.

Mais de duas décadas de pesquisa

A obra faz parte da pesquisa “As Extensões da Memória: a experiência artística e outros espaços”, desenvolvida na UFRGS por Maria Ivone desde 2004. A partir da fotografia, do vídeo, da instalação e de publicações, o projeto analisa de que modo a arte penetra e questiona as relações de poder presentes nos contextos urbanos e ambientais, públicos e privados. 

Diversos pontos da Capital

A exposição “Performance do arquivo: extensões” faz parte do projeto Percurso da/do Artista, que retorna após um hiato de cinco anos. Realizado pelo DDC-PROREXT-UFRGS, a iniciativa coloca em evidência o trabalho artístico de artistas-docentes do IA/UFRGS (Instituto de Artes da Universidade).

A obra de Maria Ivone também tem gradualmente se espalhado por diferentes pontos de Porto Alegre, por meio da colagem, em tapumes, de cartazes da obra “Enunciados em trânsito: três questões”: “O que diz a água?”, “O que diz a terra?”, “O que dizem as cinzas?” (2025); e “O que foi sonhado?”, “O que foi construído?”, “O que resiste ao tempo?” (2007/2025).

Desde 2022, o material vem passando por um processo de sistematização, que inclui uma versão online

Sobre Maria Ivone dos Santos

Nascida em Vacaria, em 1958, Maria Ivone vive em Porto Alegre e é artista plástica, professora e pesquisadora. É mestre e doutora em Artes pela Universidade de Paris I Panthéon – Sorbonne. Leciona, desde 1998, no Departamento de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA/UFRGS. Coordena o projeto de pesquisa “As Extensões da Memória: a experiência artística e outros espaços” e o grupo de pesquisa “Veículos da Arte”. 

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.