O Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2025 contará com programação gratuita em 120 municípios do Rio Grande do Sul. A iniciativa é do governo do Estado, por meio da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura).
Nos dias 16 e 17 de agosto, haverá mais de 500 atividades realizadas por 144 agentes e instituições culturais. Estão previstas visitas guiadas, caminhadas, rodas de conversa, apresentações artísticas, exposições e outras ações voltadas à valorização e salvaguarda do patrimônio cultural material e imaterial dos gaúchos.
A programação completa está disponível na página do evento, que também oferece um mapa interativo com detalhes de cada atividade. As comemorações começam ainda na sexta-feira (15), às 19h, com o toque simultâneo de sinos de igrejas e tambores de terreiros em diversos municípios.
Em seguida, a CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana), no Centro Histórico de Porto Alegre, será palco de uma apresentação especial. Um coro com 150 vozes, distribuídas pelas janelas, passarelas e sacadas da instituição, entoará canções populares do Rio Grande do Sul. O grupo é formado por integrantes de 27 corais associados à Fecors (Federação de Coros do RS), sob regência de Eduardo Alves.
Passeios inéditos e gratuitos
Por meio de uma parceria institucional com a Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional), a Sedac oferecerá passeios gratuitos durante a sétima edição do Dia do Patrimônio. Uma linha especial de ônibus levará o público do Paço Municipal, no Centro Histórico da Capital, até a nova sede do MAC RS (Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul), que fica no 4º Distrito de Porto Alegre.
No sábado (16), haverá quatro horários (10h, 11h, 14h e 16h), enquanto no domingo (17), o horário disponibilizado será 10h. O tempo de visita no MAC é de 45 minutos, quando o transporte retorna ao ponto de partida.
Também será possível realizar passeios de barco pelo lago Guaíba, com saídas do terminal Catamarã CatSul, na Avenida Mauá, no Centro de Porto Alegre. No sábado (16), serão disponibilizados três horários (11h, 14h e 16h) e no domingo (17), a embarcação parte às 10h da manhã.
Para utilizar os transportes, os visitantes devem retirar uma pulseira nas instituições participantes.
Passaporte cultural incentiva visitação
Com o objetivo de estimular a visitação nos equipamentos culturais, a Sedac distribuirá, gratuitamente, o Passaporte do Patrimônio: um panfleto com o mapa do Centro Histórico de Porto Alegre e a localização das instituições abertas ao público. Quem registrar sua passagem por pelo menos sete dos nove espaços indicados, receberá um kit exclusivo, com miniaturas colecionáveis de edifícios históricos da Capital.
A entrega do kit será no balcão de informações da Casa de Cultura Mario Quintana, entre 10h e 18h do dia 23 de agosto, mediante apresentação do Passaporte preenchido.
Cortejo encerra programação oficial
O encerramento oficial do Dia do Patrimônio será no domingo (17), às 17h, com um cortejo festivo pelas ruas do Centro de Porto Alegre. Banda Saldanha e artistas circenses conduzem a ação, passando por instituições participantes e construções históricas, com apresentações e curiosidades sobre os edifícios.
O trajeto inicia no Teatro de Arena (Av. Borges de Medeiros, esquina com Rua Duque de Caxias), passando pelo Palácio Piratini, Assembleia Legislativa, Theatro São Pedro, BPE (Biblioteca Pública do Estado), Praça da Alfândega e Rua dos Andradas, com encerramento na Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mario Quintana.
Sobre o Dia do Patrimônio
Instituído pelo Decreto nº 54.608/2019, o Dia Estadual do Patrimônio Cultural ocorre anualmente no terceiro fim de semana de agosto. A iniciativa, promovida pela Sedac, por meio do SEC (Sistema Estadual de Cultura), tem como objetivo fomentar ações de educação patrimonial, preservação, proteção, valorização e salvaguarda do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.