A terça-feira (19) será marcada por instabilidades em praticamente todas as regiões do Rio Grande do Sul. Isso ocorre devido à atuação combinada de uma baixa pressão, do avanço de uma frente fria e do fluxo de umidade vindo da Amazônia.
Esse sistema triplo favorece a formação de temporais isolados, com possibilidade de chuva pontualmente forte, queda de granizo, descargas elétricas e ventania. As regiões mais atingidas devem ser a Fronteira Oeste, Campanha, região Sul, Noroeste, Norte, Central, Costa Doce e Litoral Sul.
Acumulados de chuva variam e podem passar de 60 mm
Conforme os dados de monitoramento meteorológico, os acumulados de precipitação devem variar entre 10 e 40 mm/dia na maior parte do Estado. Já no Oeste, Campanha e região Central, os volumes podem chegar a até 60 mm/dia. As demais áreas devem ter chuva fraca a moderada ao longo do dia.
Há possibilidade de alagamentos pontuais, especialmente em áreas urbanas e regiões com histórico de problemas de drenagem.
Rajadas de vento mais fortes no Litoral e no Extremo Sul
Outro destaque da previsão é o vento forte, que deve atingir entre 40 e 60 km/h em grande parte do Estado. Na faixa litorânea, Extremo Sul e Costa Doce, as rajadas podem alcançar de 50 a 80 km/h. Além disso, há risco de rajadas de até 100 km/h em pontos isolados.
Conforme a Defesa Civil, o cenário aumenta o risco de queda de galhos, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica, especialmente em áreas abertas e com vegetação.