A Defesa Civil estadual atualizou a lista de óbitos e desaparecidos em função das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul. Com as alterações, o Estado contabiliza 185 óbitos e 23 pessoas desaparecidas em função do evento climático.
A mudança mais recente foi a retirada do nome de Adriano Sandaowski, da cidade de Canoas, da lista de pessoas desaparecidas. De acordo com a Polícia Civil, em julho familiares confirmaram que Adriano mudou-se para uma cidade em outro estado.
Na sexta-feira (14), a Defesa Civil havia confirmado mais um óbito decorrente das enchentes de 2024. A vítima se chama Adriana Maria da Silva, do município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari.
A confirmação do óbito ocorreu conforme o protocolo para confirmação de óbitos ajustado com a SSP (Secretaria da Segurança Pública). Assim, o Centro de Operações confirmou, a partir da perícia do IGP (Instituto Geral de Perícias) e da apuração da Polícia Civil, a identificação de restos mortais por meio de exames de material genético da vítima.
O último boletim da Defesa Civil referente às enchentes de 2024 foi publicado no dia 24 de abril. Além das mudanças na lista de óbitos e desaparecimentos, a documento contabiliza 806 feridos, mais de 2,3 milhões de pessoas afetadas e 478 municípios impactados.