O deslocamento de uma frente fria associada a um sistema de baixa pressão vai provocar chuva forte, temporais localizados e ventos intensos em diversas regiões do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (20). A instabilidade começa ainda na madrugada, principalmente no Oeste e na Campanha, e se espalha ao longo do dia pelas demais regiões.
Conforme a Defesa Civil, os acumulados de chuva devem variar entre 5 e 30 milímetros por dia. No entanto, em áreas como região metropolitana de Porto Alegre, Norte, Costa Doce e Litoral Médio, os volumes podem chegar a 50 mm.
Há risco elevado de descargas elétricas, queda de granizo e danos estruturais causados pelo vento. As rajadas devem atingir entre 45 e 80 km/h na maior parte do Estado, com possibilidade de rajadas pontuais de até 100 km/h no Litoral e na Serra.
Regiões sob maior alerta de instabilidade
Os efeitos da frente fria devem ser mais intensos nas regiões Central, Norte, Serra, metropolitana de Porto Alegre, dos Vales, Campanha, Sul, Costa Doce e em todo o Litoral.
Essas áreas concentram os maiores volumes de precipitação e ventos mais fortes. A população deve evitar áreas alagadiças, estruturas instáveis e manter distância de redes elétricas em caso de quedas de árvores ou postes.
Risco de transtornos aumenta com solo encharcado
O solo já saturado pelas chuvas recentes pode agravar o risco de deslizamentos, alagamentos e queda de árvores, especialmente onde os ventos forem mais intensos. O cenário de instabilidade pode impactar também o fornecimento de energia elétrica e o trânsito em rodovias gaúchas.
Moradores das áreas afetadas devem acompanhar os alertas da Defesa Civil e dos órgãos de meteorologia, e evitar sair de casa durante a ocorrência de rajadas fortes. Em caso de emergência, o número da Defesa Civil estadual é o 199.