Está formalizada a proposta de revitalização de uma parte do Centro de Porto Alegre como parte da contrapartida pela construção de um novo empreendimento imobiliário na rua Washington Luiz. O projeto prevê a criação de um boulevard de 1,4 quilômetro entre o Largo dos Açorianos e a esquina das ruas General Salustiano e dos Andradas.
Conforme a prefeitura, o projeto do calçadão de uso misto vai ter duas etapas. O primeiro trecho, de aproximadamente 600 metros, irá da esquina da General Salustiano com a Andradas até a General Vasco Alves. A execução será custeada pela construtora, por meio do banco de Solo Criado.
O segundo trecho, com 800 metros, ainda poderá ser adotado por outro parceiro privado. Não há informações se a Prefeitura pode assumir a responsabilidade pela segunda parte da obra, caso nenhuma empresa adote o projeto.
A proposta foi apresentada durante evento de lançamento do edifício Demétrio Premium Lofts View.
Projeto prevê calçadas amplas, ciclovia e corredor verde
De acordo com a proposta, o boulevard terá calçadas niveladas com a rua, ciclovia, paisagismo com canteiros de árvores nativas, mobiliário urbano, iluminação e elementos artísticos. O conceito segue diretrizes de urbanismo, com foco em acessibilidade, segurança e valorização do espaço público.
“Acreditamos que o desenvolvimento imobiliário deve caminhar junto com a valorização dos espaços públicos. Esse projeto é uma oportunidade de devolver ao Centro Histórico o protagonismo que ele merece”, afirmou Eduardo Fonseca, CEO da ABF Developments.
“O boulevard é uma antiga demanda da nossa comunidade. Participamos do processo de definição do caminho, pedimos a inclusão da praça Brigadeiro Sampaio e outras melhorias. Estamos muito contentes”, afirma a presidente da Associação Comunitária do Centro Historico, Ana Maria Engers Lenz.
Empreendimento prevê 266 lofts e fachada ativa
O edifício Demétrio Premium Lofts View terá 266 unidades residenciais com metragens entre 21 m² e 25 m². Todas terão vista para o lago Guaíba. Com Valor Geral de Vendas estimado em R$ 106 milhões, o prédio contará com piscina no rooftop, academia, coworking, salão gourmet e lavanderia.
O térreo terá uma loja de grande porte, compondo um eixo de comércio com o empreendimento vizinho, o Caiz Downtown Sunset, também da ABF. A obra deve gerar mais de 100 empregos diretos e indiretos.
De acordo com a prefeitura, a formalização do protocolo de intenções marca o início do trâmite para análise. Após esse passo está prevista a execução do projeto, dentro do modelo de cooperação entre poder público e setor privado.