Lar GeralMPF apura legalidade da concessão da Usina do Gasômetro à iniciativa privada

MPF apura legalidade da concessão da Usina do Gasômetro à iniciativa privada

por Agora RS
0 comentários
mpf-apura-legalidade-da-concessao-da-usina-do-gasometro-a-iniciativa-privada

O MPF (Ministério Público Federal) abriu uma investigação preliminar para apurar a legalidade do projeto de concessão da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, à iniciativa privada. A apuração foi iniciada após representação do Movimento Gasômetro do Povo, protocolada em 14 de agosto. Eles questionam a possível violação das condições de cessão do imóvel federal ao município.

A iniciativa do movimento conta com apoio de quatro ex-prefeitos da capital. Eles argumentam que o espaço, situado na Orla do Guaíba, é patrimônio da União. Assim, só poderia ser utilizado para fins de interesse público, conforme o contrato de cessão firmado com a antiga Eletrobras (Centrais Elétricas Brasileiras S.A.), em 1982.

Edital de parceria público-privada

Em julho de 2025, a Prefeitura de Porto Alegre lançou um edital de PPP (parceria público-privada). Este edital visa delegar à iniciativa privada a gestão da Usina por um período de 20 anos. O projeto prevê administração compartilhada entre a empresa vencedora e o poder público municipal.

No entanto, com a privatização da Eletrobrás em 2022, a titularidade do prédio está com a ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional). Isso reacende dúvidas sobre a possibilidade de delegação da gestão sem anuência federal.

MPF notifica Prefeitura, União e ENBPar

O procurador da República Enrico Rodrigues de Freitas expediu ofícios ao prefeito Sebastião Melo, à SPU/RS (Superintendência do Patrimônio da União no RS) e à própria ENBPar. Ele cobra documentos que comprovem a legalidade da concessão.

O MPF solicita:

  • Prova de propriedade da União sobre a Usina;
  • Existência de concessão formal ao município;
  • Validade do edital à luz da cessão original e dos seus termos de uso.

As instituições notificadas têm cinco dias úteis para responder.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.