A Defesa Civil estadual divulgou, no fim da tarde desta sexta-feira (22), uma nova relação de municípios que comunicaram algum tipo de ocorrência em função das chuvas que atingem o estado. Conforme o levantamento, são oito as cidades com danos.
Os municípios de Santa Cruz do Sul, Barros Cassal, Encruzilhada do Sul e Portão comunicaram danos em telhados. Situação semelhante de Porto Lucena, que registrou granizo.
Em Tunas, houve danos em estradas vicinais. E, em Vera Cruz, uma árvore caiu na ERS-409. Já em Vila Nova do Sul, as chuvas intensas causaram a elevação do nível do Arroio Vossoroca, o que levou o Dnit a interditar a ponte na BR-290.
A chuva causou volumes elevados no Rio Grande do Sul. Os municípios de Pinheiro Machado, Viamão e São Sepé, tiveram acumulados acima dos 100mm/dia. Próximos disso ficaram as cidades de Bagé, Piratini, Porto Alegre, Barra do Ribeiro, São Gabriel e Hulha Negra.
Os temporais vieram acompanhados ventanias. Em Canguçu, Jaguari e Soledade, a velocidade dos ventos superou os 70km/h. Perto destes patamares ficaram Veranópolis, Passo Fundo, Cambará do Sul e São Gabriel, entre outras.
O Rio Grande do Sul ainda terá chuva forte no sábado (23). A chuva segue em menor volumes em algumas regiões no domingo (24), que deve apresentar queda mais brusca nas temperaturas.