A BEV (Biblioteca Erico Verissimo), localizada na CCMQ (Casa de Cultura Mário Quintana), no Centro Histórico de Porto Alegre, está passando por um processo de qualificação e a expansão. O trabalho faz parte do aniversário de 35 anos da CCMQ, comemorado no mês de setembro. Além disso, a iniciativa marca também os 120 anos de nascimento de Verissimo, um dos principais nomes da literatura brasileira.
A previsão é de que as obras, que começaram em março de 2023, terminem justamente em setembro. A inauguração está prevista para o dia 23 como parte da programação especial de aniversário da instituição.
O projeto
O projeto de revitalização prevê ampliação do acervo literário e do próprio espaço físico da biblioteca. Estima-se que forme a BEV um conjunto de 13 mil publicações. Destes, sete mil são obras literárias, quatro mil livros sobre artes visuais e dois mil livros na reserva técnica. Desse montante, mais da metade já está inserido na plataforma digital.
“O objetivo é transformar esse espaço fundamental de formação em um ambiente contemporâneo, voltado à leitura, pesquisa, estudo e fruição artística. Um espaço vivo, que receberá encontros literários, saraus, lançamentos de livros e outras atividades culturais, criando uma conexão mais direta e profunda com as demais artes que integram a CCMQ”, explica Germana Konrath, diretora da instituição.
A nova BEV contará ainda com uma nova área de leitura e pesquisa, que contempla a reocupação da Sala Romeu Grimaldi como uma extensão da biblioteca. A sala abrigará publicações de artes visuais.
A conexão com a paisagem do entorno — incorporando a passarela de vidro e a vista da cidade e do Guaíba — completam o novo ambiente. As melhorias físicas incluem, ainda, troca de piso, pintura de estantes e paredes e a reorganização do layout.
Para qualificar o serviço oferecido pela BEV, a CCMQ está investindo no reforço do quadro técnico e na informatização do acervo, por meio da plataforma Koha. Trata-se de um sistema que integra todas as bibliotecas da rede da Sedac, de modo virtual. Ele unifica os catálogos, qualificando a gestão e garantindo a ampliação do acesso às obras dentro do projeto Acervos da Cultura.
Serviço
Mesmo durante as obras, a Biblioteca Erico Verissimo segue oferecendo serviços de leitura, pesquisa local e empréstimo domiciliar. O seu horário de funcionamento é de terça-feira a sábado, das 10h às 18h.
Realização
As intervenções são coordenadas pelo escritório Salvi e Giorgi e contam com aprovação do Iphae (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado), respeitando e valorizando as características originais da edificação.
Além disso, a revitalização da BEV faz parte do plano bianual da CCMQ, que é financiado pela Lei Rouanet e apresentado pela Petrobras, e conta com patrocínio direto do Banrisul; patrocínio prata da Hyundai, Paraflu e Lojas Renner; apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas; e realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.