Lar GeralExpoclassic 2025 tem recorde de veículos e atrai mais de 20 mil visitantes

Expoclassic 2025 tem recorde de veículos e atrai mais de 20 mil visitantes

por Agora RS
0 comentários
expoclassic-2025-tem-recorde-de-veiculos-e-atrai-mais-de-20-mil-visitantes

A Expoclassic 2025 movimentou os pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, entre sexta-feira (22) e o domingo (24). O balanço da feira foi divulgado nesta terça (26).

O destaque foi a renovação desta edição foram a renovação do acervo e o crescimento no número de veículos pesados. Ao todo, foram 1.100 veículos antigos, incluindo motos, carros, ônibus e caminhões, número 10% superior ao da edição anterior. O setor de ônibus e caminhões dobrou, com 166 modelos expostos.

Conforme Evandro Scholles, vice-presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, metade dos veículos presentes foi novidade na mostra. A banda The Travellers animou o domingo, e o segundo pavimento reuniu 150 estandes de peças automotivas e antiguidades. Um novo recorde foi alcançado com 350 veículos colocados à venda.

Os 12 ônibus e 154 caminhões presentes ocuparam não apenas a ala reservada, mas também o estacionamento externo. A exposição contou com raridades como dois caminhões FNM únicos, trazidos de São Paulo por Osvaldo Strada, homenageado pela organização.

Comitiva uruguaia e destaques internacionais marcaram presença

O evento reforçou seu caráter internacional com a presença de uma comitiva uruguaia, composta por 15 pessoas a bordo de seis carros, um ônibus e um motorhome antigos. Eles percorreram 2 mil quilômetros para participar da feira. O modelo mais antigo em exposição foi um Ford T de 1916.

Outros destaques incluíram uma ilha temática de Ferraris com modelos de 1982 a 1996, uma mostra de BMWs de várias gerações e uma ala especial com veículos da Alfa Romeo, que completa 115 anos. A produção da Caravan, que completa 50 anos em 2025, também foi celebrada com homenagem à moradora centenária Edyth Mattes, de Estância Velha.

Premiação consagra destaques nacionais e internacionais

A cerimônia de premiação da 22ª edição entregou 115 troféus. O Cadillac Biarritz 1958, de Jairo Silva (SC), levou o troféu de The Best Internacional, enquanto o Simca Chambord 1961, de Jonas Knorst (RS), venceu como The Best Nacional.

Dois modelos de 1930 — Ford Tudor e Phaeton Deluxe 180A — também foram premiados. Eles integram o acervo do Model A Village, parque temático em construção em Nova Petrópolis.

O presidente da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos), Andrés Pesserl, destacou a qualidade e a estrutura da feira: “A Expoclassic tomou uma dimensão que a distancia muito de outros encontros, consolidando-a no cenário nacional do antigomobilismo”, afirmou.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.