O concerto oficial de setembro da OJRS (Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul), nesta quarta-feira (3), contará com participações especiais. Da soprano Elisa Lopes e do tenor Eduardo Bighelini.
O evento ocorre a partir das 19h, no Auditório Osvaldo Stefanello do Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55, 6º andar). A entrada é gratuita (mediante distribuição de senhas, 30 minutos antes do espetáculo).
O concerto terá como maestros regentes Telmo Jaconi e Davi Coelho e terá no repertório músicas que homenageiam os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Entre elas estão músicas de Verdi e Puccini.
Diversas montagens
Ao longo da sua trajetória, Elisa tem se destacado em diversas montagens operísticas do Rio Grande do Sul, atuando ao lado de importantes orquestras do estado. Entre seus principais trabalhos, destacam-se os papéis de Lola, em Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, e Musetta em La Bohème, de Giacomo Puccini, ambas com a Ospa.
Além disso, ela realizou atuações em A Flauta Mágica, de W. A. Mozart, e Il Maestro di Musica, de Giovanni Battista Pergolesi, com a Orquestra Unisinos. Ela integra ainda o corpo de cantores solistas da Companhia de Ópera do RS, participando de montagens como A Flauta Mágica, nos papéis de Pamina, Primeira-Dama e Papagena; e Suor Angelica, de Puccini, interpretando Suor Gienovieffa.
Cantor solicitado
Já Bighelini é um dos cantores profissionais mais solicitados e indicados da capital gaúcha e realiza apresentações com diversas orquestras, além de participar de eventos como Natal Luz e outras apresentações no Rio Grande do Sul e em outros estados.
Confira a programação
Giusti – Merica, Merica – (Duo)
Denza – Funiculi, Funicula – (Duo)
Cottrau/Capurro – O Sole Mio (Tenor)
Puccini – Babbino Caro (Soprano)
Puccini – Nessun Dorma (Tenor)
De Curtis – Torna a Surriento (Duo)
Mascagni – Intermezzo – Orquestra
Cardillo – Core’ngrato (Tenor)
Cottrau – Santa Lucia (Duo)
Verdi – Va Pensiero (Duo)
Verdi – Brindisi (Duo)
Solistas: Elisa Lopes (Soprano) e Eduardo Bighelini (Tenor)
Regentes: Telmo Jaconi – Davi Coelho
Serviço
- O quê: Concerto da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul
- Quando: 3 de setembro, quarta-feira, 19h
- Onde: Auditório Osvaldo Stefanello – Palácio da Justiça Praça Marechal Deodoro, 55, 6º andar
- Entrada franca, com retirada de senha 30 minutos antes do início do espetáculo
Orquestra Jovem do RS
Criada em 2009, a Orquestra Jovem do RS tem foco na formação musical de excelência. Ela tem como foco o atendimento de crianças e adolescentes de baixa renda e integrantes da rede escolar, dos 10 aos 24 anos. Mais de mil estudantes do ensino público já passaram pela OJRS. Atualmente, com formação de orquestra sinfônica e conduzida pelo maestro Telmo Jaconi, a Orquestra conta com cerca de 150 crianças e jovens, organizados em três níveis: iniciantes, intermediários e avançados.
A Orquestra é mantida por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da LIC (Lei Estadual de Incentivo à Cultura) e do Funcriança. Patrocínios e doações via Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas são fundamentais para viabilizar as atividades.