Lar GeralCampanha Setembro Amarelo destaca poder transformador do diálogo

Campanha Setembro Amarelo destaca poder transformador do diálogo

por Leonardo Severo
0 comentários
campanha-setembro-amarelo-destaca-poder-transformador-do-dialogo

O mês de setembro marca os 11 anos do Setembro Amarelo, movimento nacional de valorização da vida e prevenção ao suicídio. Em 2025, o CVV (Centro de Valorização da Vida) apresenta a campanha com o tema “Conversar pode mudar vidas”, destacando o diálogo como ferramenta essencial para acolher quem enfrenta sofrimento em silêncio.

Superada a primeira década de mobilização, a campanha busca ampliar a conscientização e estimular que sentimentos sejam compartilhados sem tabu. “Falar alivia. Ouvir acolhe. E, muitas vezes, uma simples conversa pode ser o ponto de virada na vida de alguém”, afirma a voluntária Eliane Soares.

Apoio gratuito e sigiloso

O CVV oferece apoio emocional gratuito em todo o país, pelo telefone 188, disponível 24 horas, ou pelo site www.cvv.org.br. Os atendimentos são realizados por voluntários treinados, de forma anônima e com absoluto sigilo.

Ações e mobilização

Criada em 2015, a campanha reúne instituições públicas, privadas, organizações da sociedade civil e cidadãos em prol da prevenção ao suicídio. O ponto alto ocorre em 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Ao longo do mês, haverá ações em todo o país para disseminar informações e ampliar o acesso a canais de apoio.

O CVV lançou materiais de divulgação em vídeo, áudio, cartazes e redes sociais, todos com a proposta de sensibilizar a população sobre a importância da escuta e do acolhimento.

Dados sobre o suicídio

O CVV atua de forma independente e conta com cerca de 3 mil voluntários. Em 2024, realizou 2,7 milhões de atendimentos. As inscrições para voluntariado estão permanentemente abertas no site da instituição. O funcionamento da entidade é mantido por doações de pessoas físicas e jurídicas.

O suicídio é considerado problema de saúde pública e pode ser prevenido. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2021 foram registradas 15.507 mortes no Brasil, o que representa 42 vítimas por dia, com maior incidência entre homens.

Mais informações estão disponíveis em www.setembroamarelo.org.br e nas redes sociais @setembroamarelo e @cvvoficial.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.