Lar GeralEstado e entidades firmam acordo para conservação da água e do solo no RS

Estado e entidades firmam acordo para conservação da água e do solo no RS

por Agora RS
0 comentários
estado-e-entidades-firmam-acordo-para-conservacao-da-agua-e-do-solo-no-rs

A Seapi (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) formalizou, nesta terça-feira (2), durante a 48ª Expointer, um protocolo de intenções para fortalecer a Política Estadual de Conservação do Solo e da Água. O acordo reúne diferentes entidades e busca integrar esforços para a preservação de recursos naturais estratégicos ao desenvolvimento do RS.

A iniciativa pretende articular ações conjuntas em sintonia com o Decreto estadual nº 52.751, de 4 de dezembro de 2015. Este instituiu a política de conservação.

“A ideia é somar competências e evitar a dispersão de esforços, garantindo que o Estado avance na gestão sustentável do solo e da água. São recursos que sustentam a produção agropecuária, mas também a vida da população”, destacou o diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi, Ricardo Felicetti, acrescentando que as estradas influenciam diretamente o ciclo hidrológico das microbacias, com impacto estimado entre 30% e 40%.

Firmaram o documento, sob a coordenação da Seapi e da ACSA (Associação de Conservação do Solo e da Água do Rio Grande do Sul, instituições como:

  • Senge-RS (Sindicato dos Engenheiros do RS);
  • CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS);
  • Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS);
  • Emater/RS-Ascar;
  • Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura).

“O foco principal é alcançar o produtor, mostrar a importância da participação nos comitês de bacias. Essa consciência ainda não está consolidada, o que se reflete em alagamentos e perdas recentes. Nossa proposta, em parceria com a Embrapa, busca reter a água da chuva no local em que ela cai. Pesquisas mostram que a água infiltrada leva cerca de 60 dias para chegar aos rios. Esse trabalho é estratégico”, disse vice-presidente da ACSA, Humberto Dauber, que reforçou a necessidade de aproximar o tema dos agricultores.

Legislação estadual

O decreto que instituiu a Política Estadual de Conservação do Solo e da Água prevê a cooperação entre diferentes secretarias — Agricultura, Meio Ambiente e Educação. Além disso, o texto envolve entidades do setor produtivo e da sociedade civil. O objetivo é estimular práticas de manejo sustentável e garantir a disponibilidade e a qualidade do solo e da água para as futuras gerações.

A discussão da política começou por debates técnicos conduzidos pela Seapi e agora ganha amplitude governamental e institucional. A expectativa é que, a partir do acordo firmado na Expointer, as ações sejam mais coordenadas, complementares e alcancem maior capilaridade em todo o território gaúcho.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.