Lar GeralEx-prefeito é condenado por exercício indevido da função, no Noroeste do RS

Ex-prefeito é condenado por exercício indevido da função, no Noroeste do RS

por Agora RS
0 comentários
ex-prefeito-e-condenado-por-exercicio-indevido-da-funcao,-no-noroeste-do-rs

A 1ª Vara Criminal da Comarca de São Luiz Gonzaga condenou um ex-prefeito do município de Rolador, no Noroeste gaúcho, por exercício indevido da função. No caso, devido a diversos atos de usurpação de função pública. A decisão se deu após pedido do MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul).

Mesmo após ter o mandato extinto pela Câmara Municipal, o réu seguiu praticando atos administrativos como se ainda ocupasse o cargo, entre dezembro de 2019 e julho de 2020.

A sentença, proferida dia 27 de agosto deste ano, estabeleceu uma pena de quatro anos, seis meses e 13 dias de prisão no regime semiaberto, além de multa. O réu poderá aguardar em liberdade o trânsito em julgado da sentença condenatória. O promotor informa que ainda vai recorrer para aumentar a pena para seis anos de reclusão.

De acordo com o MP-RS, durante o período em que o condenado insistiu em permanecer no cargo, foram editados mais de 470 decretos e portarias. Incluindo nomeações, exonerações, concessões de férias, licenças e alterações orçamentárias, sem qualquer respaldo legal.

A Justiça considerou grave a conduta e reconheceu a prática reiterada de atos típicos da função de prefeito, mesmo após a perda formal do mandato.

Área Cível

A sentença criminal soma-se à condenação já imposta na esfera cível, também a pedido do MP-RS, por improbidade administrativa. Em julho de 2025, o TJ-RS (Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul) confirmou a suspensão dos direitos políticos do réu por oito anos, além do ressarcimento de valores ao erário e proibição de contratar com o Poder Público.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.