Lar GeralRS abre consulta pública para construir hospital de alta complexidade em Viamão

RS abre consulta pública para construir hospital de alta complexidade em Viamão

por Agora RS
0 comentários
rs-abre-consulta-publica-para-construir-hospital-de-alta-complexidade-em-viamao

O governo do Rio Grande do Sul lançou, nesta terça-feira (9), uma consulta pública para a construção e operação de um novo hospital estadual em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. A proposta será viabilizada por meio de uma PPP (parceria público-privada) e prevê até 350 leitos de atendimento exclusivo pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O projeto está estruturado através de uma parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A unidade está programada para se tornar de referência nas especialidades de ortopedia, traumatologia, neurologia clínica, neurocirurgia e cirurgia geral. O hospital fará parte da rede estadual, com foco em média e alta complexidade.

A concessão administrativa terá duração de 25 anos, de acordo com o governo. Nesse modelo, o parceiro privado ficará responsável pela construção e gestão da unidade, seguindo metas e indicadores de desempenho definidos em contrato, para assegurar a qualidade do serviço.

Mais informações sobre a proposta do Novo Hospital Estadual em Viamão. 

Governo nega privatização

De acordo com o governo estadual, a iniciativa não representa uma privatização. “A propriedade do hospital permanece com o Estado. Vamos acompanhar e cobrar excelência de serviço”, afirmou o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, que responde pelas PPPs no Executivo.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destaca o impacto do projeto na redução de filas. “A ampliação da rede hospitalar com foco em altas complexidades qualifica o atendimento na Região Metropolitana e atende às maiores demandas do Estado”, declarou.

Consulta pública aberta até outubro

A consulta pública sobre o projeto ficará aberta até 9 de outubro de 2025. Nesse período, a população e representantes da sociedade civil poderão analisar o modelo de concessão e enviar contribuições. Também está prevista uma audiência pública, com data ainda a ser definida pelo governo.

Conforme o cronograma preliminar, o contrato de concessão será assinado no segundo semestre de 2026. As obras devem começar nos primeiros meses de 2027.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.