A Prefeitura de Porto Alegre iniciou, nesta semana, a remoção dos diques provisórios instalados nas comportas 11 e 14 durante a cheia de junho de 2025. A ação deve ser concluída até o fim da semana, conforme cronograma.
Com a retirada das barreiras emergenciais, a prefeitura diz que será possível iniciar as obras definitivas nas passagens. A comporta 11 terá o portão substituído por outra estrutura projetada para a região. Já a comporta 14 será desativada com a construção de uma barreira em concreto armado. A comporta 12 já havia sido reaberta.
Sete comportas estão em obras
Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos), sete comportas passam por intervenções simultâneas. “Este trabalho, iniciado em abril, segue dentro do cronograma. Chegaremos ao fim do ano com mais cinco comportas extintas. Já a substituição dos portões será concluída no primeiro trimestre de 2026”, afirmou o diretor-presidente em exercício do órgão, Vicente Perrone.
O sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre conta com 14 comportas. Houve uma reavaliação após o colapso de parte das estruturas após a enchente de 2024. As comportas 3, 5 e 7 já foram fechadas definitivamente com estruturas em concreto. As passagens 1, 2, 4 e 6 receberam melhorias e estão em operação normal.
Desativação e substituição
Além das comportas 11 e 14, outras quatro estruturas serão desativadas: 8, 9, 10 e 13. As obras estão em andamento. Já os novos portões das comportas 11 e 12 estão em fase de fabricação.
As obras contam com investimento superior a R$ 11,3 milhões, com recursos do próprio DMAE e do Funrigs (Fundo do Plano Rio Grande), gerido pelo Governo do Estado.