Agentes da força-tarefa do Programa Segurança dos Alimentos apreenderam 700 quilos de produtos impróprios para consumo. O fato ocorreu em uma operação realizada nesta terça-feira (9), no município de Mostardas, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
A ação ocorreu em cinco supermercados e uma fruteira. Durante a vistoria, os agentes encontraram alimentos vencidos, sem procedência ou mal armazenados, além de produtos de venda proibida.
A padaria de um dos mercados recebeu interdição. Ela tinha “péssimas condições de higiene”, conforme a força-tarefa. Também estaria utilizando grande quantidade de insumos vencidos na fabricação dos produtos.
O que foi encontrado na operação
Entre os itens apreendidos estavam:
- Alimentos sem procedência: mel, aipim, cachaça, frango, ovos e pizza congelada;
- Produtos vencidos: sucos, embutidos, temperos e fraldas descartáveis — algumas com validade expirada desde 2016;
- Medicamentos e unidades de álcool que não podem ser vendidos em supermercados;
As equipes também constataram diversas irregularidades de rotulagem e conservação, com mercadorias estocadas em temperaturas inadequadas.
Força-tarefa
A fiscalização integra o Programa Segurança dos Alimentos, coordenado por uma força-tarefa estadual que atua em ações conjuntas com vigilâncias sanitárias municipais e estadual, Procon, Brigada Militar e Polícia Civil, entre outros órgãos.
O objetivo é garantir que alimentos e insumos comercializados no Estado estejam em conformidade com as normas sanitárias e não representem risco à saúde pública.