Lar GeralUFRGS exibe obras da xilogravurista pernambucana Nena Borges

UFRGS exibe obras da xilogravurista pernambucana Nena Borges

por Agora RS
0 comentários
ufrgs-exibe-obras-da-xilogravurista-pernambucana-nena-borges

No dia 17 de setembro, quarta-feira, às 19h, o Centro Cultural da UFRGS inaugura a exposição “Da umburana ao cordel”, uma retrospectiva da obra de Nena Borges, considerada a mais antiga xilogravurista pernambucana em atividade. A mostra destaca a importância da umburana, principal material utilizado na produção popular de xilogravuras no nordeste brasileiro, e conecta a técnica com um dos seus principais meios de divulgação, a literatura de cordel.

As obras de Nena Borges retratam elementos da cultura e do cotidiano no sertão nordestino com humor, ironia e sarcasmo. Viúva do também xilogravurista Amaro Francisco Borges, com quem aprendeu a técnica, ela reconhece Ariano Suassuna, idealizador do movimento armorial, como seu padrinho na arte. 

Guardando o protagonismo de Nena, a exposição inclui também trabalhos de seu falecido marido, de três de seus oito filhos – Sílvia, Sílvio e Severino –, e de seu neto Douglas. “A escolha e organização das obras buscou refletir a importância que a tradição e a interação familiar têm nessa forma de produção artística que é a xilogravura”, destaca o curador, Gonçalo Ferraz, professor no Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da UFRGS.

No dia seguinte à abertura da exposição, 18 de setembro, quinta-feira, às 14h30, Sílvio Borges, filho de Nena, recebe o público para uma visita mediada. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia. 

“Da umburana ao cordel” fica em cartaz na Sala Laranjeira do Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333) até o dia 14 de novembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, com entrada franca. Turmas escolares podem agendar mediação com o Núcleo Educativo por email ([email protected]) ou telefone (51 3308-1982).

Serviço

Exposição “Da umburana ao cordel – xilogravuras de Nena Borges”

  • Curadoria de Gonçalo Ferraz 
  • Abertura dia 17 de setembro, quarta-feira, às 19h
  • Visitação até 14 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • Centro Cultural da UFRGS – Sala Laranjeira 
  • Rua Eng. Luiz Englert, 333, Porto Alegre
  • Entrada franca
  • Com Sílvio Borges
  • Dia 18 de setembro, quinta-feira, às 14h30
  • Centro Cultural da UFRGS – Sala Laranjeira 
  • Rua Eng. Luiz Englert, 333, Porto Alegre
  • Entrada franca

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.