O Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas chega à sua 32ª edição. Realizado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, é apresentado pela Petrobras e acontece entre 12 e 21 de setembro. O evento ocupará mais de dez espaços culturais da cidade.
A programação completa está disponível no site oficial do evento e os ingressos, com valores a partir de R$ 20,00, estão à venda pela plataforma TRI.RS.
Para esta edição, a organização selecionou 11 espetáculos locais que se somam a 15 obras nacionais e cinco montagens internacionais. A curadoria traz nomes como o espetáculo Pequeno Monstro, estrelado por Silvero Pereira.
Outro destaque é a produção nacional Sonho Elétrico, que marca o retorno de Jesuíta Barbosa ao teatro. Inspirada na obra do neurocientista Sidarta Ribeiro, a peça apresenta uma narrativa que atravessa os limites entre ciência e ficção. Entre as montagens interacionais, farão parte produções de Portugal, Espanha e Suíça.
Alguns espaços
Centro Histórico
- Teatro Simões Lopes Neto, Teatro Oficina Olga Reverbel, Teatro Carlos Carvalho e a Zona Cultural;
Menino Deus
- Teatro Renascença e Sala Álvaro Moreyra
Cidade Baixa
- Teatro de Câmara Túlio Piva;
Bairro Independência
- Centro Histórico-Cultural Santa Casa;
Bairro Santana
- Estúdio Stravaganza;
Moinhos de Vento
- Teatro do Goethe-Institut Porto Alegre;
Floresta
- Floresta Cultural;
O festival contará ainda com uma série de ações formativas, atividades paralelas e atrações no tradicional Ponto de Encontro Petrobras. Entre as ações formativas, o Porto Alegre em Cena retoma a parceria com a Universidade Federal do Rio Grande Sul com a Mostra SocioBioCotidiano, Artes do Corpo e da Cena, e promove uma residência artística, o Reside Alegre.