Lar GeralRS tem queda na produção de grãos em relação a 2024, diz Conab

RS tem queda na produção de grãos em relação a 2024, diz Conab

por Agora RS
0 comentários
rs-tem-queda-na-producao-de-graos-em-relacao-a-2024,-diz-conab

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgou, na manhã desta quinta-feira (11), seu 12º e último levantamento da safra de grãos nacional de 2025. No Rio Grande do Sul, a produção será 7,8% menor que a do ano passado.

A Conab ajustou a previsão de safra gaúcha para 35,9 milhões de toneladas, 2,6 milhões a mais que a estimativa de agosto. Apesar do aumento, o resultado será inferior a 2024, que ficou em 38,92 milhões de toneladas.

Além disso, o resultado é 2,45 milhões de toneladas inferior ao primeiro levantamento do atual ciclo, divulgado em outubro de 2024. Já a área plantada está estimada em 10,61 milhões de hectares, leve redução de 0,1% em comparação ao ciclo anterior.

Mesmo com queda na produção, o estado gaúcho permanece como o quarto maior produtor de grãos do país. O RS está atrás de Mato Grosso, Paraná e Goiás, que ocupam, respectivamente, o primeiro, o segundo e o terceiro lugar no ranking nacional.

“Houve crescimento significativo na produção de arroz e milho no Rio Grande do Sul. Já a soja registrou perdas expressivas devido à estiagem e às altas temperaturas que atingiram o estado”, afirma o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Já no âmbito nacional, o Brasil terá safra recorde de grãos em 2024/25. A produção nacional deve alcançar 350,2 milhões de toneladas, aumento de 16,3% ou de 49,1 milhões de toneladas em relação à safra passada.

Houve incremento na produção e produtividade, sobretudo para soja, milho e arroz, aliado ao aumento de 2,3% na área plantada, que agora está projetada em 81,74 milhões de hectares. A Conab atribui resultado à conjuntura mercadológica favorável e a condições climáticas mais propícias em comparação ao ciclo anterior.

Neste último levantamento, a produção nacional de grãos teve crescimento de 1,4% ou de aproximadamente 5 milhões de toneladas em relação ao projetado no início de agosto. O maior acréscimo ocorreu no milho, com 2,7 milhões de toneladas a mais, impulsionado pelo bom desempenho das lavouras, clima favorável e expansão da área cultivada. A Conab também atualizou a safra de soja, com ajustes na produtividade e na área plantada em alguns estados, entre eles, o RS.

O presidente da estatal, Edegar Pretto apresentou os resultados em evento nesta quinta-feira (11). Junto com ele estavam o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e os ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária).

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.