Porto Alegre recebe, neste sábado (13), o lançamento do livro “Negras Mulheres Gaúchas, Gaúchas Mulheres Negras”, do autor Carlos Penna Rey. O evento ocorre na livraria Cameron do Shopping Bourbon Wallig (saiba mais abaixo).
Entre as presenças confirmadas estão algumas das personagens da obra: a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, ex-presidente do TJ-RS (Tribunal de Justiça do RS) no biêno 2022/2023; a doutora em História Lúcia Regina Brito Pereira; Ana Tercia Lopes Rodrigues, primeira presidente do CRC-RS (Conselho Regional de Contabilidade do RS) e Pérola Sampaio, bacharel em Direito e psicopedagoga.
O livro resgata dez histórias, dez depoimentos de negras mulheres gaúchas que lutaram, perseveraram e atingiram seus objetivos. Apesar de todo o racismo estrutural e institucional.
A obra é um lembrete de que representatividade importa, sim! E que nós não conquistamos nada sozinhos. E por serem as primeiras mulheres negras a ocuparem determinados espaços, isso não quer dizer que querem ser as únicas. Muito pelo contrário. Querem encorajar muitas outras a conquistarem os mesmos espaços na sociedade e, até mesmo, ir além.
O pré-lançamento do livro ocorreu no último dia 5 de setembro, no Plenário Ana Terra, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
“Não posso falar de racismo e, sim, sobre racismo“
Em uma entrevista com o autor, busquei entender o que levou um escritor branco a escrever sobre esse tema. “O racismo é algo que foi impregnado, construído e continuado pelo homem branco. Carrego em minha ancestralidade toda a culpa do que hoje luto contra. Tem um lugar de fala não por merecimento, mas por comprometimento”, afirma Penna Rey.
“Não posso falar de racismo e, sim, sobre racismo. Preciso estar ao lado de todos que lutam para que seja construída uma sociedade justa e igualitária, onde a cor da pele não interfira em nada. O povo negro construiu com trabalho, suor e muitas lágrimas esta nação. Ser antirracista nunca foi o suficiente. Combater o racismo é o único caminho”, aponta.
De acordo com o Penna Rey, a obra poderia conter depoimentos de inúmeras mulheres. Afinal, estamos falando de um tema que impera em nosso país há mais de 500 anos. Mas que as selecionadas para compor essa obra fazem jus ao que esse livro representa e tende a representar.
São depoimentos de grande importância, de mulheres que atingiram seus objetivos. Algo que temos de lutar diariamente. Não é porque elas conseguiram e conquistaram seu espaço, que a luta tenha acabado.
Lançamento no sábado
Esse é um lançamento importante e necessário na nossa história. E que venham as próximas tiragens desse livro, pois é uma mensagem a ser debatida em todos os ambientes. Desde as escolas as rodas de amigos. Precisamos sim bater na tecla de que representatividade importa e de que precisamos de uma sociedade que tratem a todos de forma igualitária e respeitosa.
O lançamento de “Negras Mulheres Gaúchas, Gaúchas Mulheres Negras” ocorre neste sábado (13), na livraria Cameron do Shopping Bourbon Wallig, às 19h30. O evento de lançamento será mais informal. Você poderá adquirir a obra, interagir com o autor e as personagens presentes e, até mesmo, pegar a sua edição com uma dedicatória.
Não deixe de divulgar esse evento aos seus amigos, nas redes sociais, mas de principalmente irmos prestigiar esse marco na história do nosso Estado.
Serviço
O quê: Lançamento do Livro “Negras Mulheres Gaúchas, Gaúchas Mulheres Negras”
Quando: 13 de setembro (sábado), às 19h30
Onde: Livraria Cameron, 3º andar do Shopping Bourbon Wallig (avenida Assis Brasil, 2611 – Porto Alegre)