O CDE* (Centro de Desenvolvimento da Expressão), uma instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura) promove o programa CDE Aberto no 5º andar da CCMQ (Casa de Cultura Mario Quintana). A iniciativa proporciona experiências a partir das artes, num espaço que se assemelha a um ateliê aberto.
No local, o CDE oferece ao público, a partir dos seis anos, um espaço acolhedor e gratuito para a experimentação artística livre. Durante as atividades, o Centro convida a todos para explorar materiais diversos, exercitar a criatividade e se expressar artisticamente de forma espontânea.
Embora o programa tenha um direcionamento principalmente para as crianças, o espaço é aberto para as famílias criarem juntas. É comum que adolescentes e adultos também se envolvam nas atividades, redescobrindo o prazer de desenhar, pintar ou simplesmente brincar com materiais artísticos.
“Práticas que, para muitos, ficaram esquecidas desde a infância. Esses momentos de reencontro com a própria criatividade tornam o CDE Aberto uma experiência afetiva e significativa para todas as idades”, diz a Sedac em nota.
Aos domingos, as oficinas são livres, permitindo que cada pessoa explore os materiais conforme a sua curiosidade. Em datas comemorativas, como Dia das Crianças, Carnaval e Halloween, as ações ganham temáticas especiais.
Acesso à arte
A proposta surgiu como parte do processo de retomada e reestruturação do CDE, iniciado em 2023. O objetivo era atualizar as suas práticas e ampliar o acesso à arte. A equipe do Centro construiu coletivamente a ideia, buscando resgatar a essência da arte-educação e adaptá-la às necessidades contemporâneas.
Até agora, o programa já atendeu cerca de 400 pessoas, promovendo experiências de expressão, convivência e aprendizado.