Lar GeralCasa de Cultura Mario Quintana traz exposição “Museu do Trabalho Gráfico”

Casa de Cultura Mario Quintana traz exposição “Museu do Trabalho Gráfico”

por Agora RS
0 comentários
casa-de-cultura-mario-quintana-traz-exposicao-“museu-do-trabalho-grafico”

A mostra “Museu do Trabalho Gráfico” será inaugurada no dia 27 de setembro, às 14h, no espaço Vitrine + RS Criativo, localizado no térreo da CCMQ* (Casa de Cultura Mario Quintana). Reunindo parte da produção e da memória do Museu do Trabalho, a exposição estará aberta à visitação de quinta a domingo, das 13h30 às 18h30.

O público poderá adquirir obras da coleção do Consórcio de Gravuras e Fotografias. Este é um sistema criado em 1996 e que oferece gravuras a preços acessíveis para difundir a técnica e apoiar as atividades do Museu. E, também, adquirir publicações como zines, revistas, livros, cartazes, prints e pequenas ilustrações de diferentes artistas.

Além disso, serão expostas fotografias que resgatam a trajetória da instituição e itens de seu acervo, produzidos por meio de técnicas como xilogravura, litogravura e gravura em metal. A exposição conta com obras dos artistas Britto Velho, Elida Tessler, Maria Tomaselli, Fabio Zimbres, Rochelle Costi, Lucia Koch, Marilice Corona e Jailton Moreira, entre outros.

“Com o Museu fechado há mais de um ano, estávamos com muita vontade de nos envolver com esse tipo de evento. Vai ser uma boa oportunidade para o público adquirir obras de arte a bons preços”, afirma o administrador do Museu do Trabalho, Hugo Rodrigues.

Segundo Rodrigues, a Vitrine receberá a área mais gráfica do Museu, com exposição das matrizes de todas as técnicas de gravura, além dos utensílios usados na gravação e na impressão dessas técnicas. 

Museu do Trabalho

A fundação do Museu do Trabalho ocorreu em 7 de dezembro de 1982, em Porto Alegre. Trata-se de um espaço independente dedicado à arte contemporânea, com forte atuação nas artes gráficas e cênicas.

Sua oficina de gravura é referência no Estado. A manutenção da instituição ocorre por meio de atividades próprias, locações de espaços, mensalidades de oficinas e do Consórcio de Gravuras e Fotografias.

Após sofrer danos significativos com a enchente que, em maio de 2024, atingiu o Rio Grande do Sul, o Museu recebeu autorização para captar recursos via Lei Rouanet. Atualmente, conta com um projeto de recuperação assinado pelo arquiteto Flávio Kiefer, que prevê obras emergenciais e posterior reestruturação completa dos espaços.

Vitrine

O projeto Vitrine CCMQ + RS Criativo existe desde maio de 2021 e tem o intuito de dar visibilidade e gerar renda para coletivos de artistas e artesãos, incentivando a economia criativa no RS. A iniciativa é do programa RS Criativo e pela CCMQ, por meio da AACCMQ (Associação de Amigos da Casa).

A ocupação pela exposição “Museu do Trabalho Gráfico” integra o plano bianual da CCMQ, financiado pela Lei Rouanet. A apresentação é da Petrobras e que conta com:

  • Patrocínio direto do Banrisul; Patrocínio prata de Hyundai, Paraflu e Lojas Renner;
  • Apoio de Tintas Renner, Banco Topázio, iSend e Senior Sistemas;
  • Realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.

* Instituição da Sedac (Secretaria da Cultura)

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.