A BPE (Biblioteca Pública do Estado) convida a comunidade a participar do Clube de Leitura de setembro. O evento terá como destaque o clássico “Incidente em Antares”, de Erico Verissimo. O local fica na Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Os encontros ocorrerão em dois momentos: no dia 24 de setembro (quarta-feira), às 19h, e no dia 27 de setembro (sábado), às 10h, sempre no Salão Mourisco da BPE. A mediação será feita pelo professor de literatura brasileira Fernando Machado Brum. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia — basta comparecer nos dias previstos.
Publicado em 1971, “Incidente em Antares” é uma das obras mais emblemáticas de Erico Verissimo. Ela combina realismo mágico, crítica social e política, e questionamentos que permanecem atuais.
“A escolha do livro pelo público reforça a relevância da literatura para compreender a sociedade e estimular o debate sobre temas universais”, disse a BPE no informativo.
O Clube de Leitura da BPE é um espaço de encontro e diálogo, reunindo leitores de diferentes idades e formações para compartilhar experiências, interpretações e reflexões. Além de valorizar a produção literária, iniciativas como essa fortalecem laços comunitários e ampliam a compreensão do mundo por meio da arte da palavra.
A obra escolhida está disponível no Setor de Empréstimo da Biblioteca, localizada na Rua Riachuelo, 1190, no Centro Histórico de Porto Alegre. Para retirar os exemplares, é necessário comparecer presencialmente com documento com foto, comprovante de residência em Porto Alegre ou na Região Metropolitana e realizar o pagamento de uma taxa única de R$10.
Realização e apoio
A BPE (Biblioteca Pública do Estado) é uma instituição da Sedac (Secretaria da Cultura). O Plano Anual de Atividades da BPE tem financiamento do Programa Emergencial Lei Rouanet RS, patrocínio master Shell, planejamento e gestão Cida Cultural, apoio Grupo Imobi, TVE e FM Cultura, IEM (Instituto Estadual de Música), e realização da Associação dos Amigos da BPE, Biblioteca Pública do Estado, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A obra e o autor
“Incidente em Antares” foi o último romance escrito por Erico Verissimo, publicado em 1971, em pleno período de regime militar no Brasil. O livro aborda temáticas como a repressão, a chegada de indústrias estrangeiras e a luta popular. A obra conseguiu passar pela censura e se tornou um sucesso.
Com fortes influências do realismo fantástico − gênero literário original da América Latina, criado como resposta aos regimes militares locais -, Erico usou a história sobre sete mortos que saem andando por uma cidade fictícia para burlar a censura da época. Dividido em duas partes, o livro remonta a história do País. O foco é em duas famílias locais – os Campolargos e os Vacarianos −, passando pelo fim oficial da escravidão, pela era Vargas, até chegar ao período do golpe militar de 1964.
Erico Verissimo (1905 – 1975) nasceu em Cruz Alta/RS. Em 1930, mudou-se para Porto Alegre, onde trabalhou na Revista do Globo e no jornal Correio do Povo, além de fazer traduções. Em 1932, publicou seu primeiro livro, “Fantoches”, e em 1938 obteve sucesso com o romance “Olhai os Lírios do Campo”, que lhe deu projeção nacional como escritor. Ao todo, escreveu 37 livros, recebendo destaque com a trilogia “O tempo e o vento”. De 1943 a 1945, atuou como professor nos Estados Unidos.
Fernando Machado Brum é educador desde 1999 e mestre e doutor em Literatura Brasileira pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Atualmente, é coordenador e assessor pedagógico. Ele atua na avaliação, habilidades e competências para o Ensino Médio e Pré-Vestibular, e como professor no curso preparatório para vestibulares e Enem.