Lar GeralTemporais deixam 23 desalojados e provocam danos em 26 municípios do RS

Temporais deixam 23 desalojados e provocam danos em 26 municípios do RS

por Agora RS
0 comentários
temporais-deixam-23-desalojados-e-provocam-danos-em-26-municipios-do-rs

A Defesa Civil estadual publicou mais um relatório com os dados da chuva que atingiu o RS. Conforme o Órgão, os registros ocorreram entre domingo (21) e esta segunda-feira (22). Mas os dados de ocorrências e danos humanos são acumulados desde a chegada dos recentes temporais.

Até esse momento, há 23 pessoas desalojadas, 11 em Santa Maria, cinco em Santa Cruz do Sul, cinco em Soledade, uma em Araricá e uma em Paulo Bento. Não há desabrigados. Em Araricá, uma pessoa ficou ferida. Mas não há óbitos nem desaparecimentos em função das chuvas no RS.

Ocorrências

Conforme a Defesa Civil, 26 municípios tiveram algum tipo de dano em função das tempestades. Há danos em residências, em uma escola municipal de Davi Canabarro e em lavouras no interior de Arroio do Tigre.

Além disso, em Agudo, houve transbordamento de arroios, que causou destruição de acessos provisórios construídos após os eventos de 2024. Comunidades de Nova Boêmia, Linha Boêmia e toda a região norte do município tiveram seus acessos severamente prejudicados.

Em Arroio Grande, houve quedas de árvores próximo ao parque de eventos, duas árvores caídas na via entre Arroio Grande e Herval, postes de luz caídos. E, ainda, houve danos em telhados e em carros.

E, por fim, em Santa Maria, houve alagamentos em residências nos bairros Lídia, Parque Pinheiro Machado e Santa Marta. Houve ainda alagamento por problemas de infiltração em cobertura na Unidade de Pronto Atendimento, molhando rede elétrica e equipamentos das salas de Emergência e Raio X. Serviço mantém atendimento com realocação.

Acumulados e ventanias

Entre ontem e hoje (22), diversas cidades registraram temporais com grandes acumulados. Em Porto Vera Cruz, no Noroeste do RS, o acumulado chegou a 142,5mm. Além disso, Ibirubá, Entre Rios do Sul, São Valentim, Tapera, Victor Graeff, Erechim, Ajuricaba, Lagoa Vermelha, Tio Hugo, e Eugênio de Castro, tiveram volumes acima dos 100mm.

Quanto às ventanias, os ventos mais fortes ocorreram em Erechim e Três Passos, onde as rajadas ultrapassaram os 60km/h. Próximo disso ficaram Carazinho, Cambará do Sul, Horizontina, Victor Graeff, Rolante, Frederico Westphalen, Tupanciretã e Maçambará.

Previsão do tempo

Durante a madrugada e a manhã desta segunda, instabilidades associadas a uma frente fria seguiam ativas. Há previsão de chuva entre as regiões Noroeste, Norte, Nordeste e na Serra, com chuva moderada a forte e risco de trovoadas.

Em áreas da região Central, metropolitana de Porto Alegre, Costa Doce e Litoral Médio, a a previsão era de chuva em menor intensidade, entre fraca e moderada. Os acumulados de precipitação devem variar entre 10 e 40 milímetros ao longo do dia.

A tendência, no entanto, é de que o tempo firme volte a predominar a partir da tarde em todas as regiões do Estado. Com a passagem da frente fria, uma massa de ar polar avança sobre o território gaúcho, derrubando as temperaturas.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.