A Defesa Civil estadual divulgou, na manhã desta segunda-feira (6), os primeiros dados referentes aos temporais que atingiram o RS entre domingo (5) e a madrugada e manhã de hoje. Diversos municípios registraram fortes chuvas, que vieram acompanhadas de raios e ventanias. Ainda não há informações sobre ocorrência de granizo.
Até o momento, três municípios reportaram oficialmente ocorrências em função das tempestades. São eles: São Jerônimo, Triunfo e Itaqui. Em São Jerônimo, a chuva danificou 32 residências; em Triunfo, houve queda de árvores, que obstruíram via pública, além de danos no telhado de uma residência; em Itaqui também houve danos em telhados de residências, mas não há detalhamento de quantas foram as casas.
A emissão do alerta para as tempestades ocorreu na sexta-feira (3). A Defesa Civil previa rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h, com potencial para ultrapassar os 100 km/h, descargas elétricas e chuva forte. Além disso, a previsão era de que os acumulados variassem entre 30 mm e 80 mm por dia.
Até o momento, o maior acumulado se deu em Bossoroca, na Região Noroeste, onde o volume em 24 horas ficou em 74,4 mm/dia. Quanto às ventanias, nos municípios de Jaguari e Planalto as rajadas de vento superaram os 70km /h.
Chuva continua na segunda-feira (6)
O Rio Grande do Sul inicia a semana sob influência de uma frente fria que mantém o tempo instável nesta segunda-feira (6). Conforme o boletim do Centro de Monitoramento da Defesa Civil, as regiões Norte, Centro, Missões, Vales, Região Metropolitana, Serra e Litoral seguem sob risco de temporais, com volumes entre 30 e 80 mm em 24h.
A previsão é de chuva forte acompanhada de raios, queda de granizo e rajadas de vento que podem passar dos 80 km/h.