Um homem de 21 anos foi preso por porte ilegal de arma de uso restrito, na RSC-392, no interior de Tupanciretã, na região Central. A captura ocorreu na noite de quarta-feira (8) por equipes da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) de Santa Maria.
A investigação começou após a Polícia Civil obter informação de que um indivíduo traria armas de grosso calibre para Santa Maria. Após buscas, as equipes identificaram o automóvel e o localizaram na RSC-392.
Durante uma tentativa de abordagem, o condutor tentou fugir. Teve início uma perseguição por cerca de dois quilômetros. O acusado atirou contra os policiais, que revidaram. O criminoso abandonou o carro num barranco e tentou fugir a pé, mas acabou capturado após buscas.
No interior do veículo, os agentes apreenderam cinco fuzis desmontados HK G3, calibre 7,62×51 mm, de fabricação alemã. As armas são de alto poder bélico. Conforme a polícia, cada uma vale cerca de R$ 40 mil cada no mercado ilegal, totalizando aproximadamente R$ 200 mil.
O preso, morador de Santa Maria, possui antecedentes por tráfico de drogas. Ele foi conduzido à DPPA (Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento) de Santa Maria para as formalidades legais. E em seguida, encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria.
A polícia informou que as diligências prosseguem para identificar a rota de distribuição e possíveis envolvidos na origem das armas.