Lar GeralOspa leva concerto de Porto Alegre a Farroupilha neste sábado (18)

Ospa leva concerto de Porto Alegre a Farroupilha neste sábado (18)

por Agora RS
0 comentários
ospa-leva-concerto-de-porto-alegre-a-farroupilha-neste-sabado-(18)

A Ospa* (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) comemora os 150 anos de imigração italiana no Rio Grande do Sul com duas apresentações neste final de semana. Os eventos acontecem em duas sessões. Estes eventos disponibilizam medidas de acessibilidade. Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos.

A primeira é na sexta-feira (17), na Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da Ospa, em Porto Alegre, às 20h, com ingressos à venda pelo Sympla e transmissão ao vivo pelo canal da Ospa no Youtube. No sábado (18), a orquestra segue para Farroupilha, onde se apresenta no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, às 19h. A entrada é gratuita.

150 anos da imigração italiana

Com regência de Rebecca Burkhardt, o concerto “Cervo, Koussevitzky, Respighi e Rossini” integra a programação dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, trazendo aos palcos obras de Ottorino Respighi e Gioachino Rossini. Além delas, obras de Dimitri Cervo e de Serge Koussevitzky integram o programa, que tem como solista o contrabaixista vencedor do concurso para Jovem Solista da Escola de Música da Ospa de 2024, João Schimitz. 

As apresentações iniciam com a “Abertura Brasil 2018”, do compositor brasileiro Dimitri Cervo. A obra estreou com a Orquestra Sinfônica da Venezuela, regida pelo próprio Dimitri, em 2018, e agora chega a Porto Alegre e a Farroupilha. Com início lento, a peça, que traz múltiplas inspirações — de Bach ao Minimalismo — chega a um fim apoteótico, segundo o compositor. O programa continua com “Concerto para Contrabaixo”e “Orquestra em Fá sustenido menor, op.3”, composto em 1902 pelo russo Serge Koussevitzky (1874-1951). Com arranjos de Jair Maciel, traz os solos do contrabaixista João Schimitz, vencedor do Concurso para Jovem Solista da Escola de Música da Ospa de 2024. 

Depois da pausa

Após o intervalo, a regente Rebecca Burkhardt segue com a Ospa interpretando obras de grandes compositores italianos. De Ottorino Respighi (1879-1936), a obra “Gli Uccelli”, P.154, traduzida como “Os Pássaros”, divide-se em cinco movimentos, quatro deles com o nome de diferentes espécies de aves e inspirados em peças de compositores que precederam Respighi: o primeiro, “Prelúdio”, e o último, “O cuco”, se baseiam nas músicas de Bernardo Pasquini, enquanto “A pomba” foi composto sobre a música de Jacques de Gallot, e “A galinha”, sobre a de Jean-Philippe Rameau. O penúltimo movimento, “O rouxinol”, foi inspirado em um compositor inglês desconhecido do século XVII. 

O encerramento ocorre com a “Abertura da ópera Guilherme Tell”, parte da última ópera de Gioachino Rossini (1792-1868). Composta em 1829, a obra teve libreto escrito por Victor Joseph Etienne (1764-1846), baseado na peça de mesmo nome de Friedrich Schiller (1759-1805), escrita em 1804. Dividida em quatro partes, a “Abertura” evoca um cenário pastoral, seguido de uma tempestade, um chamado tradicional de pastor e uma convocação aos patriotas suíços, conta Rebecca.

Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre 

Concerto “Cervo, Koussevitzky, Respighi e Rossini”

  • Quando: Sexta, (17/10), às 20h
  • Palestra Notas de Concerto: 19h, com Eder Kinappe
  • Onde: Complexo Cultural Casa da Ospa (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
  • Ingressos: De R$ 10 a R$ 50
  • Descontos: Ingresso solidário (com doação de 1kg de alimento), clientes Banrisul, Amigo Ospa associados AAMAC RS, sócio do Clube do Assinante RBS, idoso, doador de sangue, pessoa com deficiência e acompanhante, estudante, jovem até 15 anos e ID Jovem.
  • Bilheteria: Sympla ou no Complexo Cultural Casa da Ospa no dia do concerto, das 15h às 20h
  • Estacionamento: gratuito, no local
  • Transmissão ao vivo: às 19h (Notas de Concerto) e às 20h (concerto) no canal da Ospa no YouTube

Série Interior – Farroupilha

  • Quando: Sábado, (18/10), às 19h
  • Onde: Santuário Diocesano N. Sra. de Caravaggio (Av. Dom José Barea, 6050, Caravaggio, 1º Distrito, Farroupilha)
  • Entrada gratuita

Apoio e realização

  • Lei de Incentivo à Cultura
  • Patrocínio da Temporada Artística: Gerdau, Banrisul, TMSA e Tramontina
  • Apoio da Temporada Artística: Unimed, Imobi e Intercity. Promoção: Clube do Assinante
  • Realização: Fundação Cultural Pablo Komlós, Fundação Ospa, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal – Do lado do povo brasileiro

* Fundação vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura)

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.