Lar Policial Amigo Imaginário: MPRS firma parceria para desenvolvimento de assistente virtual de IA

Amigo Imaginário: MPRS firma parceria para desenvolvimento de assistente virtual de IA

por Caroline Barrufi
0 comentários
amigo-imaginario:-mprs-firma-parceria-para-desenvolvimento-de-assistente-virtual-de-ia

Notícias/Geral

Amigo Imaginário: MPRS firma parceria para desenvolvimento de assistente virtual de IA

Amigo Imaginário: MPRS firma parceria para desenvolvimento de assistente virtual de IA

Por Redação

Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem

Nesta segunda-feira, 12 de maio, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) assinou um termo de cooperação técnica com a empresa WideLabs e a Associação Elo – Organização de Apoio à Adoção e Assistência Social. O objetivo da parceria é o desenvolvimento e manutenção de um assistente virtual de inteligência artificial, denominado “Ágape/Amigo Imaginário”, para auxiliar pretendentes à adoção ou adotantes durante o processo ou após, contribuindo para a efetivação do direito constitucional à convivência familiar e a redução de adoções frustradas.

O termo foi assinado pela subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios, Marcelo Chapper dos Santos, sócio da WideLabs, e Peterson Rodrigues dos Santos, presidente da Elo. A promotora de Justiça da Infância e da Juventude da Capital Cinara Vianna Dutra e o juiz-corregedor Luís Antônio de Abreu Johnson assinaram como testemunhas.

AMIGO IMAGINÁRIO

Publicidade

O assistente virtual “Ágape/Amigo Imaginário” será alimentado com conteúdo oficial e funcionará como uma amiga confidente para aqueles que pensam em adotar, mas têm dúvidas e receios sobre o processo. A IA criará um espaço seguro onde os usuários poderão fazer questionamentos sem medo de julgamentos.

Desenvolvida com base em um “Large Language Model” (LLM) brasileiro chamado Amazônia IA, a tecnologia fornecerá informações sobre a legislação brasileira, entendimentos jurisprudenciais temáticos, orientações sobre costumes e realidades locais, além de documentos e protocolos psicológicos de apoio. Dessa forma, as famílias se sentirão mais seguras e confiantes em suas decisões.

A subprocuradora-geral Isabel Guarise Barrios destacou a importância da iniciativa: “Este projeto inovador reforça nosso compromisso com a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes, garantindo que o processo de adoção seja mais transparente e acessível para todos.”

Marcelo Chapper dos Santos, da WideLabs, ressaltou a relevância da tecnologia: “Estamos felizes em investir nesse caminho de tecnologia e colaborar com o MPRS e a Elo para desenvolver uma ferramenta que pode transformar a experiência de adoção no Brasil, tornando-a mais eficiente e acolhedora.”

Para Peterson Rodrigues dos Santos, presidente da Elo, “o ‘Ágape/Amigo Imaginário’ será um recurso valioso para as famílias, oferecendo suporte emocional e informações precisas durante todo o processo de adoção.”

A promotora Cinara Vianna Dutra Braga destacou que “o Ministério Público tem um papel fundamental em fomentar a adoção, garantindo que cada criança e adolescente tenha a oportunidade de crescer em um ambiente familiar seguro e amoroso. Com o apoio da IA ‘Ágape/Amigo Imaginário’, podemos oferecer ainda mais suporte e orientação às famílias, tornando o processo de adoção mais transparente e acessível”.

O juiz Luís Antônio de Abreu Johnson ressaltou que “em um momento em que as crianças são vítimas de tantos crimes pela internet, a tecnologia surge como uma ferramenta transformadora, oferecendo proteção e suporte essenciais para essas crianças e adolescentes”.

FONTE/CRÉDITOS: MPRS

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.