A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou um comunicado, na tarde desta quarta-feira (8), comunicando ter identificado falsos anúncios na internet e redes sociais sobre a venda de medicamentos como o Mounjaro (tirzepatida).
O alerta diz respeito à venda de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. No caso do Mounjaro, o medicamento é indicado em conjunto à dieta de baixa caloria e aumento de atividade física. O objetivo é atuar no controle crônico do peso, incluindo perda de peso e manutenção do peso em condições específicas.
O medicamento já estava registrado na Anvisa também com indicação para melhorar o controle glicêmico de adultos com diabetes mellitus tipo 2, também em conjunto com dieta e exercícios.
Conforme a Anvisa, os falsos anúncios atraem os pacientes oferecendo medicamentos mais baratos e até de forma gratuita “após a realização de cadastro” (confira as imagens abaixo).
“Atenção: os anúncios são falsos. A Anvisa não comercializa qualquer medicamento ou serve de intermediária para a sua venda. Os anúncios simulam, inclusive, o site oficial da Agência. O domínio “gov.anvisa.org” não pertence à Agência”.
Só compre medicamentos de farmácias e drogarias regularizadas. “Se você encontrar publicações desse tipo, denuncie! E não clique em links relacionados”, concluiu a agência.