Lar GeralApós êxito em Santa Maria, governo federal amplia compra de alimentos da agricultura familiar para hospitais universitários

Após êxito em Santa Maria, governo federal amplia compra de alimentos da agricultura familiar para hospitais universitários

por Agora RS
0 comentários
apos-exito-em-santa-maria,-governo-federal-amplia-compra-de-alimentos-da-agricultura-familiar-para-hospitais-universitarios

O Governo Federal considerou bem-sucedida a iniciativa de incorporar alimentos da agricultura familiar às refeições servidas no HUSM (Hospital Universitário de Santa Maria), na Região Central do RS. Em julho de 2024, a instituição assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Conab que viabilizou a realização de compras públicas da agricultura familiar.

Atualmente, 38% das compras de alimentos do HUSM já é oriundo da agricultura familiar, somando R$ 1,9 milhão em investimentos. Em breve, haverá o lançamento de uma terceira chamada pública será, que irá ampliar a variedade e a presença da agricultura familiar nos cardápios da instituição.

A experiência tornou-se referência para os demais hospitais universitários federais do país. Ela serviu de modelo para ampliar um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

A partir de agora, 45 hospitais universitários federais passarão a adquirir, no mínimo, 30% dos alimentos utilizados em suas cozinhas diretamente da produção familiar.

“O objetivo é garantir que as 17 bilhões de refeições servidas anualmente nos hospitais da Rede Ebserh utilizem, no mínimo, 30% de alimentos provenientes da agricultura familiar. São produtos saudáveis, sustentáveis, que respeitam os territórios e fortalecem a economia local e regional”, destacou o presidente da Conab, Edegar Pretto.

Programa de Aquisição de Alimentos

A ação ocorre por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), na modalidade Compra Institucional. O objetivo é fortalecer o elo entre produção local, segurança alimentar e saúde pública.

“Com isso, pacientes, acompanhantes e trabalhadores da rede hospitalar passam a consumir alimentos frescos, diversificados e de alto valor nutricional — enquanto se estimula a economia de base familiar e se reduz o impacto ambiental com o transporte de alimentos”, diz a Conab em comunicado.

A medida também cumpre, por fim, dispositivos legais, como a Lei nº 14.628/2023, que regulamenta o PAA, e a Lei nº 11.326/2006, que institui a Política Nacional da Agricultura Familiar. Além disso, contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU — em especial o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.