Lar GeralArroio transborda e atinge mais de 2 mil casas em São Lourenço do Sul

Arroio transborda e atinge mais de 2 mil casas em São Lourenço do Sul

por Agora RS
0 comentários
arroio-transborda-e-atinge-mais-de-2-mil-casas-em-sao-lourenco-do-sul

São Lourenço do Sul decretou situação de calamidade pública neste sábado (23) após o transbordamento do Arroio São Lourenço atingir ruas e residências da zona urbana. Em menos de dois dias, a precipitação acumulada na região chegou a 300 milímetros, volume quase três vezes superior à média histórica para o mês de agosto.

De acordo com levantamento preliminar da prefeitura, mais de 2 mil casas foram afetadas. A maioria das famílias buscou abrigo em residências de parentes e amigos. Ao menos 17 pessoas, no entanto, permanecem acolhidas no abrigo emergencial da Comunidade Nossa Senhora de Fátima. Outras 22 famílias também ficaram desalojadas.

As chuvas também danificaram o equipamento de medição instalado no arroio, impedindo o monitoramento preciso do nível da água durante a madrugada. De acordo com o prefeito Zelmute Marten, o bairro Lomba foi o mais afetado pela cheia. “O problema é que a água leva em média oito horas para chegar à zona urbana, o que fez com que o arroio São Lourenço transbordasse causando a inundação”, explicou.

As equipes da Defesa Civil Municipal, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e voluntários atuam desde as primeiras horas do dia para atender moradores e realizar resgates. Em alguns casos, famílias precisaram ser retiradas de casa com o auxílio de barcos. A prefeitura também solicitou apoio da Marinha do Brasil para ampliar o alcance da operação.

O decreto de calamidade pública será publicado ainda neste sábado. A medida permite acesso a recursos emergenciais e a adoção de ações rápidas para assistência humanitária e recuperação de infraestrutura.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.