Lar GeralAssembleia aprova bônus por desempenho a professores e alunos da rede estadual

Assembleia aprova bônus por desempenho a professores e alunos da rede estadual

por Leonardo Severo
0 comentários
assembleia-aprova-bonus-por-desempenho-a-professores-e-alunos-da-rede-estadual

A Assembleia Legislativa aprovou, na terça-feira (14), o Projeto de Lei que cria o Programa de Reconhecimento da Educação Gaúcha. A proposta é do governo do Estado. O projeto recebeu 35 votos favoráveis e 12 contrários.

Conforme o Palácio Piratini, a iniciativa busca valorizar o desempenho de profissionais da educação e estudantes da rede estadual, com base em metas de frequência e qualidade do ensino, especialmente medidas pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

A proposta institui bonificações proporcionais à carga horária e ao cumprimento de metas anuais, com o objetivo de estimular resultados concretos na aprendizagem. A iniciativa foi anunciada pelo governador Eduardo Leite em agosto, durante evento com gestores da rede estadual, e protocolada na Assembleia em regime de urgência em setembro.

“É um projeto que valoriza professores, visa a qualificação da educação e incentiva o estudante a superar desafios”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

O governo pretende, com o programa, melhorar os indicadores de aprendizagem, fortalecer o compromisso com os resultados e valorizar o trabalho pedagógico. A bonificação também busca engajar alunos e equipes gestoras para reduzir a evasão e elevar o desempenho das escolas públicas estaduais.

Quais são os benefícios para os profissionais?

Entre os profissionais beneficiados estão diretores, vice-diretores, orientadores, supervisores, secretários escolares, professores e servidores temporários. Os principais incentivos são:

  • 14º salário por metas do Ideb: vinculado aos resultados obtidos pela escola. Onde não houver meta de Ideb, será utilizado o indicador de rendimento escolar. O valor é proporcional ao alcance das metas e à carga horária.
  • Bônus 2025 por frequência dos alunos: pago ainda este ano, conforme o desempenho de cada escola. Para receber o valor integral, é necessário que todos os estudantes tenham pelo menos 75% de presença ao longo do ano.

Quais são os benefícios para os estudantes?

Os alunos da rede estadual também poderão ser premiados por desempenho e participação:

  • Prêmios em dinheiro para os melhores de cada turma, com base nas notas no SAERS (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul).
  • Premiação por sorteio entre os estudantes participantes, desde que ao menos 80% das turmas da escola participem do SAEB 2025 (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Seu negócio no Agora RS!

Fale com nosso time comercial e descubra como veicular campanhas de alto impacto, personalizadas para o seu público.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.