O governo do Estado anunciou, nesta segunda-feira (1º/9), o início das obras das pontes sobre o Arroio Grande e o Arroio Barriga, na RSC-287, na região Central do RS. As estruturas caíram por causa das enchentes de maio de 2024. A previsão é que os trabalhos comecem ainda nesta semana.
“Hoje estamos dando o início das obras das novas pontes na RSC-287 e com isso mostrando, na prática, a nossa capacidade de planejar, articular e entregar. Vamos entregar obras mais modernas, mais seguras e preparadas para enfrentar os desafios de um clima cada vez mais extremo”, disse o governador Eduardo Leite (PSD).
Obras no Arroio Grande
Em Santa Maria, serão construídas duas novas pontes no km 226 da rodovia. Cada uma com 11,1 metros de largura e mais de 60 metros de comprimento. O projeto inclui a duplicação de 800 metros de pista, elevada em cerca de dois metros com aterro em pedra.
Desde a queda da ponte no Arroio Grande, o tráfego vem sendo mantido por pontes metálicas provisórias instaladas pelo Exército Brasileiro. Elas continuarão em operação até a entrega das novas estruturas. Durante a execução das obras, motoristas devem seguir pelas rotas sinalizadas pela concessionária Rota de Santa Maria (Grupo Sacyr).
O investimento estimado é de R$ 60 milhões, com previsão de mais de 150 trabalhadores. O cronograma prevê a conclusão da primeira ponte em seis meses e da segunda em sete, totalizando 13 meses de execução.
O secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, avaliou que a intervenção vai além da reposição da estrutura destruída. “O que estamos iniciando hoje simboliza muito bem o processo de reconstrução do Rio Grande do Sul. Não se trata apenas de restabelecer uma ponte nas condições em que estava, mas de entregar uma estrutura nova, moderna e preparada para resistir a eventos climáticos extremos”.
Ponte no Arroio Barriga
Entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais, a obra no quilômetro 167 prevê uma ponte com 12 metros de largura e mais de 50 metros de comprimento. Nesse ponto, no entanto, a estrutura será construída onde ficava a ponte existente. O tráfego de veículos ocorre por um desvio.
A intervenção também terá o alteamento da pista em dois metros. A estrutura utilizará 11 mil m³ de aterro em pedra. O investimento é de R$ 20 milhões e deve envolver 100 trabalhadores, com prazo de seis meses para conclusão.
“Estamos falando de uma ponte mais resiliente: dois metros mais alta, mais larga, construída sobre fundações sólidas para resistir a eventos climáticos de alto impacto”, disse Cristian Sandoval Cataldo, diretor da Sacyr América Latina.