A força poética de Guimarães Rosa vai ganhar vida no Salão Mourisco da BPE* (Biblioteca Pública do Estado). Haverá no local uma apresentação de seu livro “Grande Sertão: Veredas”, um dos maiores clássicos da literatura brasileira, em uma leitura dramatizada, pelo ator e dramaturgo Gilson de Barros. A atividade ocorre na próxima terça-feira (2/9), às 19h, com entrada gratuita e classificação etária de 16 anos.
Barros já levou a literatura de Rosa a diversos lugares do país e para além das fronteiras brasileiras, tendo apresentado o trabalho nas cidades de Lisboa e Porto, em Portugal, e de Bogotá, na Colômbia.
“A montagem preserva a especificidade da linguagem poética de Guimarães Rosa, utilizando técnicas de interpretação narrativa que permitem uma imersão profunda na história, respeitando a riqueza linguística do autor”, explica.
A apresentação promete uma noite de mergulho no universo de Rosa, celebrando a força da palavra e da interpretação teatral no espaço simbólico da BPE.
Publicado em 1956, o romance “Grande Sertão: Veredas” é considerado uma das obras mais emblemáticas do escritor João Guimarães Rosa (1908 – 1967). Ela teve tradução para vários idiomas e recebeu diversos prêmios, dos quais se destaca o Prêmio Machado de Assis, em 1961. Rosa nasceu em Minas Gerais e foi médico, diplomata, escritor e estudioso da cultura popular brasileira.
Sobre o projeto e o ator
O projeto “Trilogia Grande Sertão: Veredas”, que vem conquistando público e crítica, teve início em 2020, com o espetáculo “Riobaldo”, indicado ao Prêmio Shell de 2023 nas categorias de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Em 2022, foi a vez de “No Meio do Redemunho” dar continuidade à jornada, e, em 2024, a trilogia foi concluída com “O Julgamento do Zé Bebelo”, apresentado no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Pelo conjunto da obra, o projeto recebeu o Prêmio Arcanjo 2024 – categoria Especial.
Formado em Artes Cênicas pela Unirio, Gilson de Barros é reconhecido por sua versatilidade como ator, dramaturgo e gestor cultural. Atuou sob a direção de nomes como Augusto Boal, Luiz Mendonça, Mário de Oliveira e Domingos Oliveira. Com mais de 25 peças no currículo, acumula premiações como melhor ator no Festival Inter-Regional de Teatro do Rio (1982) e no Festival de Teatro Sated/RJ (1980).
BPE e Shell
A BPE é uma instituição da Sedac. O Plano Anual de Atividades da BPE tem financiamento do Programa Emergencial Lei Rouanet RS, patrocínio master da Shell, planejamento e gestão da Cida Cultural, apoio de Grupo Imobi, TVE, FM Cultura e IEM (Instituto Estadual de Música), e realização da Associação dos Amigos da BPE, BPE, Sedac, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço
Leitura dramatizada “Grande Sertão: Veredas”
- Quando: Terça-feira (2/9), às 19h
- Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre)
- Entrada gratuita
- Classificação: 16 anos
*Instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura)