Lar GeralBiblioteca Pública do Estado apresenta leitura dramatizada de “Grande Sertão: Veredas”

Biblioteca Pública do Estado apresenta leitura dramatizada de “Grande Sertão: Veredas”

por Agora RS
0 comentários
biblioteca-publica-do-estado-apresenta-leitura-dramatizada-de-“grande-sertao:-veredas”

A força poética de Guimarães Rosa vai ganhar vida no Salão Mourisco da BPE* (Biblioteca Pública do Estado). Haverá no local uma apresentação de seu livro “Grande Sertão: Veredas”, um dos maiores clássicos da literatura brasileira, em uma leitura dramatizada, pelo ator e dramaturgo Gilson de Barros. A atividade ocorre na próxima terça-feira (2/9), às 19h, com entrada gratuita e classificação etária de 16 anos.

Barros já levou a literatura de Rosa a diversos lugares do país e para além das fronteiras brasileiras, tendo apresentado o trabalho nas cidades de Lisboa e Porto, em Portugal, e de Bogotá, na Colômbia.

“A montagem preserva a especificidade da linguagem poética de Guimarães Rosa, utilizando técnicas de interpretação narrativa que permitem uma imersão profunda na história, respeitando a riqueza linguística do autor”, explica.

A apresentação promete uma noite de mergulho no universo de Rosa, celebrando a força da palavra e da interpretação teatral no espaço simbólico da BPE.

Publicado em 1956, o romance “Grande Sertão: Veredas” é considerado uma das obras mais emblemáticas do escritor João Guimarães Rosa (1908 – 1967). Ela teve tradução para vários idiomas e recebeu diversos prêmios, dos quais se destaca o Prêmio Machado de Assis, em 1961. Rosa nasceu em Minas Gerais e foi médico, diplomata, escritor e estudioso da cultura popular brasileira.

Sobre o projeto e o ator

O projeto “Trilogia Grande Sertão: Veredas”, que vem conquistando público e crítica, teve início em 2020, com o espetáculo “Riobaldo”, indicado ao Prêmio Shell de 2023 nas categorias de Melhor Ator e Melhor Dramaturgia. Em 2022, foi a vez de “No Meio do Redemunho” dar continuidade à jornada, e, em 2024, a trilogia foi concluída com “O Julgamento do Zé Bebelo”, apresentado no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. Pelo conjunto da obra, o projeto recebeu o Prêmio Arcanjo 2024 – categoria Especial.

Formado em Artes Cênicas pela Unirio, Gilson de Barros é reconhecido por sua versatilidade como ator, dramaturgo e gestor cultural. Atuou sob a direção de nomes como Augusto Boal, Luiz Mendonça, Mário de Oliveira e Domingos Oliveira. Com mais de 25 peças no currículo, acumula premiações como melhor ator no Festival Inter-Regional de Teatro do Rio (1982) e no Festival de Teatro Sated/RJ (1980).

BPE e Shell

A BPE é uma instituição da Sedac. O Plano Anual de Atividades da BPE tem financiamento do Programa Emergencial Lei Rouanet RS, patrocínio master da Shell, planejamento e gestão da Cida Cultural, apoio de Grupo Imobi, TVE, FM Cultura e IEM (Instituto Estadual de Música), e realização da Associação dos Amigos da BPE, BPE, Sedac, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço

Leitura dramatizada “Grande Sertão: Veredas”

  • Quando: Terça-feira (2/9), às 19h
  • Onde: Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado (Rua Riachuelo, 1190, Centro Histórico, Porto Alegre)
  • Entrada gratuita
  • Classificação: 16 anos

*Instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura)

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.