A BPE* (Biblioteca Pública do Estado) estreia na próxima quinta-feira (29), às 19h, o projeto BPE + Música. A iniciativa marca uma nova fase da instituição como espaço plural de cultura, arte e encontro com o público.
A primeira edição do projeto será com o pianista e arranjador Cristian Sperandir, um dos nomes da música instrumental do Rio Grande do Sul, e com a cantora Laura Dalmás, destaque da nova cena vocal gaúcha. A entrada é gratuita e a distribuição das senhas ocorrerá no local, a partir das 18h.
O BPE + Música terá edições mensais entre maio e dezembro de 2025, sempre na terceira quinta-feira de cada mês, com curadoria voltada à valorização da produção musical contemporânea do Rio Grande do Sul, contemplando diferentes estilos, gerações e territórios.
Confira a programação
29 de maio – Cristian Sperandir & Laura Dalmás: Um encontro entre a sofisticação do piano e o talento vocal da nova geração.
26 de junho – Pâmela Amaro: Cantora, compositora e ativista da causa negra, uma das grandes vozes do samba contemporâneo.
24 de julho – Juliano Guerra: Direto de Pelotas, com canções de forte impacto poético e três álbuns autorais.
21 de agosto – Kevin Brezolin (Dazluz): Caxiense radicado em Porto Alegre, funde rock, punk, jazz, hip hop, MPB e música eletrônica.
25 de setembro – Tivo: Cantor e compositor com estilo híbrido e inventivo; lançou seu primeiro álbum em 2024.
16 de outubro – Ian Ramil: Artista de múltiplos talentos com letras marcantes na nova MPB brasileira.
23 de outubro – Beili: Cantora e produtora musical que mistura pop e R&B; lançou seu primeiro EP em 2024. (Edição extra)
13 de novembro – Jessie Jazz: De Gravataí, une jazz, soul, blues e MPB em sonoridade de raiz negra.
11 de dezembro – Felipe Quadros: Compositor que mistura samba, R&B, rap e rock; está produzindo seu segundo álbum.
Acompanhe os bastidores e novidades da programação pelo Instagram oficial da BPE: @bpe.rs
O Plano Anual de Atividades da BPE tem financiamento do Programa Emergencial Lei Rouanet RS, patrocínio master Shell, planejamento e gestão Cida Cultural, apoio Grupo Imobi e IEM (Instituto Estadual de Música), e realização da Associação dos Amigos da BPE, Biblioteca Pública do Estado, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério da Cultura e Governo Federal.
*Instituição da Sedac (Secretaria de Estado da Cultura)