Lar GeralBrasil e Uruguai dividem pódio na final do Freio de Ouro 2025

Brasil e Uruguai dividem pódio na final do Freio de Ouro 2025

por Agora RS
0 comentários
brasil-e-uruguai-dividem-podio-na-final-do-freio-de-ouro-2025

A fêmea gateada Índia Envenenada Del Chamame conquistou o Freio de Ouro 2025 e levou o título para o Uruguai, encerrando o ciclo em uma final com arquibancadas lotadas no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Com 20,770 pontos, a égua foi conduzida pelo ginete Gabriel Viola Marty e representou a Cabanha El Chamame, de Florida (Uruguai).

A exemplar foi destaque tanto na morfologia quanto nas provas funcionais, vencendo provas como Mangueira II, Bayard e Campo II. “É uma égua extremamente linda e funcional, que brilhou do início ao fim”, declarou o expositor Martin Gurmendez Marquez. A trajetória da gateada teve início na mesma pista, onde conquistou o Bocal de Bronze e garantiu a vaga na final.

Na categoria dos machos, o cavalo gateado Ópio da Baraúna levou o Freio de Ouro com 20,218 pontos. Inédito na final, o animal venceu em uma campanha de crescimento ao longo das provas. “Ele não veio ponteando, mas cresceu muito na final. É um fenômeno”, avaliou o tricampeão Raul Teixeira Lima, ginete do cavalo criado pela Cabanha Baraúna, de Arroio Grande.

Confira os campeões:

Premiados entre as fêmeas

  • Freio de Ouro: Índia Envenenada Del Chamame (Uruguai) – 20,770 pontos
  • Freio de Prata: Harmonia do Açungui (PR) – 20,229 pontos
  • Freio de Bronze: Belle Que Bela (PR) – 20,215 pontos
  • Freio de Alpaca: Oferenda da Tamanca (RS) – 20,179 pontos

Premiados entre os machos

  • Freio de Ouro: Ópio da Baraúna (RS) – 20,218 pontos
  • Freio de Prata: Campana Echo a Mano (RS) – 20,183 pontos
  • Freio de Bronze: Justiceiro 111 do Imaguare (RS) – 20,150 pontos
  • Freio de Alpaca: La Castellana Norteño (GO) – 20,030 pontos

O ciclo 2024/2025 do Freio de Ouro contou com a participação de 1.411 conjuntos e teve classificatórias em oito regiões. Apenas 96 conjuntos chegaram à semifinal em Esteio, e 32 avançaram para a grande final. A prova foi organizada pela ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos) com patrocínio de John Deere, Banrisul, Florestal, Vetnil e Supra.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.