O Ministério da Saúde divulgou, neste domingo (5), novo balanço sobre os casos de intoxicação por metanol associados à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas. De acordo com os dados oficiais, o Brasil soma 225 notificações – sendo 16 casos confirmados e 209 ainda em investigação.
O estado de São Paulo concentra a maior parte dos registros, com 192 casos (14 confirmados e 178 em investigação). Ao todo, 13 estados apresentam notificações: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e Espírito Santo tiveram casos descartados.
No Rio Grande do Sul, foram notificados dois casos suspeitos – um em Porto Alegre e outro em Santa Maria. Nenhum deles teve confirmação até o momento. Uma análise do caso suspeito de Porto Alegre vai ocorrer a partir desta segunda-feira (6).
Óbitos
Segundo o balanço, o país registra 15 mortes associadas ao consumo de bebida alcoólica adulterada com metanol. Duas delas foram confirmadas em São Paulo. Outras 13 estão sob investigação: sete em São Paulo, três em Pernambuco, uma no Mato Grosso do Sul, uma na Paraíba e uma no Ceará.
Os dados consideram os registros enviados pelos estados até às 16h deste domingo (5) e estão sujeitos a atualizações. O Ministério da Saúde divulga os números diariamente em seus canais oficiais, a partir das 17h.
Como pedir ajuda
Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).
Em caso de identificação dos sintomas, busque imediatamente os serviços de emergência médica. Para mais informações: