Lar Notícias do litoral Cabo submarino Malbec chegará ao litoral do RS com investimento bilionário

Cabo submarino Malbec chegará ao litoral do RS com investimento bilionário

por admin
0 comentários
cabo-submarino-malbec-chegara-ao-litoral-do-rs-com-investimento-bilionario

Cabo submarino Malbec terá novo ramal de 280 km no litoral do Rio Grande do Sul, ampliando drasticamente a infraestrutura digital e a velocidade da internet no sul do Brasil.

A obra é uma iniciativa da Meta, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, em parceria com a empresa brasileira V.tal, e deve entrar em operação até 2027, ligando Balneário Pinhal a Porto Alegre por meio de fibra ótica subterrânea.

O anúncio oficial ocorreu em Brasília, com a presença do governador Eduardo Leite, que classificou os data centers como prioridade estratégica para o Estado.

Essa extensão se conectará à atual estrutura de 2.500 quilômetros do cabo que já une Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires, aumentando significativamente a capacidade de transmissão de dados em toda a América do Sul, incluindo Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

A iniciativa promete atrair mais investimentos em tecnologia, favorecendo especialmente a instalação de novos data centers no Rio Grande do Sul, como os já implantados pela V.tal e pela Scala.

O nome Malbec, uma homenagem ao vinho argentino, denomina uma das mais modernas e seguras conexões de dados intercontinentais. Hoje, o mundo conta com cerca de 570 cabos submarinos, que totalizam 1,4 milhão de quilômetros de extensão — fundamentais para assegurar baixa latência, estabilidade e agilidade em transmissões de vídeos, chamadas e serviços em nuvem.

Além do cabo Malbec, a Meta também lidera o ambicioso Projeto Waterworth, que prevê a instalação de 50 mil km de cabos submarinos interligando cinco continentes — entre eles, Estados Unidos, Brasil, Índia e África do Sul.

O plano prevê um investimento plurianual de bilhões de dólares, mas os valores e cronograma exato ainda não foram revelados.

A V.tal, atual detentora da rede óptica da antiga Oi, pertence ao BTG Pactual. A empresa já está construindo seu primeiro edge data center no Sul, com investimento de R$ 250 milhões e capacidade total de 6MW, em uma área de 7 mil metros quadrados na capital gaúcha.

Já a Scala, também apostando no potencial digital do Estado, inaugurou em 2023 um data center de R$ 240 milhões no 4º Distrito de Porto Alegre.

Ambos os empreendimentos destacaram, desde o início, a importância da chegada do cabo Malbec como infraestrutura crítica para expansão.

Este será o primeiro cabo internacional a atingir diretamente o território gaúcho e beneficiará também os estados vizinhos de Santa Catarina e Paraná, além de ampliar a conectividade de países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.

O projeto eleva o RS a um novo patamar de protagonismo no cenário da economia digital e abre espaço para a instalação de data centers, operações em nuvem, redes de inteligência artificial e empresas de tecnologia de ponta.

Cabo submarino Malbec

A chegada do Malbec torna o estado mais atrativo para big techs, operadoras, OTTs (sigla para Over-the-Top, que inclui plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e Disney+), e provedores de internet.

Também reforça a posição do Brasil como líder regional em infraestrutura digital.

Essa nova rota digital promete não apenas melhorar a experiência de usuários e empresas com serviços online, mas também transformar o litoral gaúcho em um hub estratégico de conectividade na América Latina, posicionando Porto Alegre e região como polo tecnológico de relevância global.

Postagens relacionadas

Quem Somos

Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

Portal Folha do Litoral @ 2025 – Todos direitos reservados.